seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Detentos cumprem sentença dentro de caixa d’água de presídio no Maranhão

Dois presos cumpriam pena há três anos dentro de uma caixa d’água no Centro de Detenção Provisória do Complexo de Pedrinhas, no Maranhão. Fotos que mostram um dos detentos dentro do local, que tinha até cama montada, foram divulgadas na internet. Após as denúncias, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária afastou o diretor do presídio, Raimundo Nonato Fonseca. Os presos estavam na cela improvisada porque foram ameaçados por outros detentos. As informações são do JMTV, da TV Mirante.

“Seria cômico se não fosse trágico.  É de um absurdo tão grande que não tem outra alternativa a não ser encaminhar para que a corregedoria apure a responsabilidade desse então diretor”, disse o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa. O Complexo Penitenciário de Pedrinhas tem capacidade para 2,5 mil presos, mas está com 3,2 mil detentos.

Para Rafael Silva, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a imagem é um reflexo da situação atual do sistema carcerário. “A publicização destas situações vai mostrando que estamos diante de um quadro absolutamente contaminado. Quer dizer, não serão apenas medidas pontuais para resolver questões isoladas que vão resolver o problema. Isso precisa de políticas.” Os presos já voltaram para uma cela dentro da prisão.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel
TRT-MG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre imóvel que teria sido vendido à irmã do devedor
Ministro do STJ suspende pena de réu por tráfico após identificar erros na folha de antecedentes criminais