seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Sobem para sete os bingos com liminar para funcionar em SC

Brasília, Florianópolis e São Paulo - Sete bingos abriram ontem em Santa Catarina, amparados por quatro liminares concedidas pelo juiz Eduardo Didonet Teixeira, da 1ª Vara Federal de Florianópolis. As decisões contrariam a Medida Provisória editada pelo Governo federal na sexta-feira, que determinou o fechamento de todos os estabelecimentos de bingo e caça-níqueis do país. O juiz federal que concedeu as liminares diz que a MP é inconstitucional.

Brasília, Florianópolis e São Paulo – Sete bingos abriram ontem em Santa Catarina, amparados por quatro liminares concedidas pelo juiz Eduardo Didonet Teixeira, da 1ª Vara Federal de Florianópolis. As decisões contrariam a Medida Provisória editada pelo Governo federal na sexta-feira, que determinou o fechamento de todos os estabelecimentos de bingo e caça-níqueis do país. O juiz federal que concedeu as liminares diz que a MP é inconstitucional.

A Associação Catarinense de Bingos (ACBingo) também entrou com ação coletiva para tentar reabrir as cerca de 50 casas do estado, mas até o início da noite de ontem a Justiça não havia se pronunciado sobre o pedido, segundo o presidente da entidade, Evaldo Furtado.

O primeiro bingo a reabrir com base na liminar do juiz Didonet Teixeira foi o Monte Carlo, de São José, já na noite de domingo. Na tarde do dia 23, foram abertas as três casas da rede Golden Bingo em Florianópolis. Na noite de segunda, o juiz concedeu liminares ainda para o funcionamento das casas do Rei do Bingo em Balneário Camboriú e para o Bingo Continental, de Florianópolis.

Durante a tarde de ontem, o Golden Bingo, do shopping Beiramar, o mais movimentado de Florianópolis, estava lotado. A cliente Sandra de Souza, mesmo sob protestos da gerência do bingo, fez questão de dar seu depoimento à reportagem. Aos 51 anos, ela afirma jogar “dia sim, o outro também”, mas apóia a decisão do Governo Lula de fechar os bingos. “Quando ouvi que ia fechar, dei graças a Deus. Gasto um dinheirão e viciei. Conheço gente que se suicidou e gente que perdeu tudo em bingo”, disse Sandra.

O fiscal da Fazenda, Delmiro Elísio, que jogava ontem no Rei Bingo de São José, concorda com a reabertura. “Gostei das liminares da Justiça porque o bingo é bom como diversão. Acho apenas que a legalização deveria vir com regras claras para impedir a lavagem de dinheiro que dizem haver”, disse Elísio.

Reunião em São Paulo

Segundo Ezequiel Maia, da diretoria da ACBingo, representantes de bingos de todo o país deverão se reunir hoje em São Paulo. Na pauta, a discussão de estratégias para manutenção do jogo e a formalização de protesto, com apoio da Força Sindical, pela manutenção dos empregos do setor.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, manteve contato direto com o presidente Lula durante o carnaval. Preocupado com as liminares contra medida provisória que proibiu os bingos no país, Bastos disse que haverá reunião hoje com a Advocacia Geral da União para definir a estratégia do Governo para derrubar as ações. Em Salvador, o advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro da Costa, disse que foram concedidas liminares também em São Paulo, mas não revelou quais as casas beneficiadas. Até o início da noite de ontem, o plantão do Judiciário paulista não registrava nenhuma concessão de liminar.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sabesp indenizará morador por barulho excessivo em conserto de esgoto
Homem deve pagar dividendos à ex-esposa enquanto estiver na condição de sócio
Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel