seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Senado aprova MP da soja transgênica

O Senado aprovou hoje a medida provisória que regulariza o plantio e a comercialização de soja transgênica para a safra de 2005. O único voto contrário foi da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL). No ano passado, o governo já tinha liberado, por meio de medida provisória, a comercialização da soja cultivada com sementes transgênicas.

O Senado aprovou hoje a medida provisória que regulariza o plantio e a comercialização de soja transgênica para a safra de 2005. O único voto contrário foi da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL).

No ano passado, o governo já tinha liberado, por meio de medida provisória, a comercialização da soja cultivada com sementes transgênicas.

O termo de compromisso já existia na MP anterior e neste ano os agricultores deverão seguir o mesmo ritual. O documento deverá ser entregue, até o dia 31 de dezembro, em postos do Ministério da Agricultura, agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

O agricultor que não entregar o termo fica impedido de obter financiamento nas instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Crédito Rural. Ele também não poderá participar de programas de parcelamento de dívida relativas a tributos do governo federal, de acordo com a medida.

Ainda de acordo com a MP, os ministério da Agricultura e do Meio Ambiente irão acompanhar a produção e os estoques da soja transgênica.

A comercialização da safra de soja transgênica a ser colhida no próximo ano deverá ocorrer até 31 de janeiro de 2006. Esse prazo ainda poderá ser prorrogado por mais 180 dias pelo Executivo.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ