seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Receita Federal devolverá desconto do IR sobre atrasados de aposentados e pensionistas

Receita Federal prepara regras para devolver administrativamente o desconto do imposto sobre atrasados pagos a aposentados e pensionistas do INSS.

A Receita Federal vai devolver aos aposentados e pensionistas que receberam atrasados do INSS o valor descontado a título de Imposto de Renda. A devolução dos valores vai abranger os últimos cinco anos. A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou decisão que determina que a Receita Federal deixe de recorrer judicialmente de [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/5/segurado_tera_devolucao_do_ir_12792.html][u][color=#006600]ações[/color][/u][/url] movidas por esses segurados e, por ordem direta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai estudar como fazer a restituição administrativamente. A medida vai [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/5/segurado_tera_devolucao_do_ir_12792.html][u][color=#006600]beneficiar[/color][/u][/url] àqueles que não entraram na Justiça até agora.
Pelos procedimentos em estudo, segurados nessa situação poderão pedir a restituição do imposto pago a mais nos postos da Receita. Todos têm direito à devolução, independente do limite de isenção, estipulado pelo governo.
Nessas ações, percebeu-se que, muitas vezes, ao receber atrasados — por via judicial ou mesmo em atrasados pagos pelo INSS, quando o benefício é concedido após o prazo —, o montante é acima do valor tributável. Mas o valor mensal da aposentadoria ou pensão pode ser isento de desconto de IR. Uma pessoa pode ter recebido R$ 40 mil em atrasados, por exemplo, e ter benefício mensal de R$ 1 mil. Pelo valor do rendimento, ela já é isenta.
A PGFN reconheceu o direito dos segurados e determinou que seus procuradores não vão mais recorrer das sentenças, geralmente favoráveis aos aposentados e pensionistas. Assim, se o segurado entrar com pedido administrativo, poderá pedir a devolução.
A recomendação do Fisco aos que moveram as ações [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/5/segurado_tera_devolucao_do_ir_12792.html][u][color=#006600]judiciais[/color][/u][/url] é que peçam aos seus advogados que entreguem petições ao juiz, informando que a Receita não recorre mais daquele tipo de processo. A posição da Receita difere da do INSS, que já desistiu de recorrer em alguns casos, mas não adota normas para efetuar o reconhecimento administrativo das causas.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ absolve mulher que furtou três desodorantes de supermercado
Filha de Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sanguínea contra vontade será indenizada
Apelação para revogar gratuidade de justiça autoriza interposição de recurso adesivo