seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

PTB quer barrar dispositivos sobre cassação de vereadores

O Partido Trabalhista Brasileiro ajuizou, nesta sexta-feira (23/1), ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista (SP).

O Partido Trabalhista Brasileiro ajuizou, nesta sexta-feira (23/1), ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista (SP). O PTB quer suspender os artigos 237 e 238, que tratam do capítulo IX do Regimento do Legislativo municipal, relativo à cassação de mandato de vereadores.

O partido argumenta que o procedimento relativo à cassação de mandato de vereadores está inscrito unicamente no Regimento Interno da Câmara Municipal e que a Lei Orgânica do município estabelece que os casos de cassação deverão estar previstos em lei ordinária. O PTB defende que não foi criada uma lei a esse respeito. Assim, resta como norma apenas o descrito pelo Regimento Interno da Câmara local. Na avaliação do PTB, os dispositivos estão em desacordo com a Constituição Federal, que em seu artigo 5º estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude de lei.

Para o partido, “os procedimentos relativos à cassação de mandatos concentram nas mãos dos vereadores um poder além do razoável, podendo ser manipulado de acordo com a conveniência do momento, contra os próprios membros do Poder Legislativo”.

O PTB pede, além da concessão da cautelar, que a decisão do STF tenha efeito ex tunc (retroativo) ao início da legislatura em curso.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis
Detran-DF é condenado por erro em processo de transferência veicular