seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Presidente do PT/RO elogia a decisão do TRE

Tácito Pereira, presidente do PT/RO, elogiou a decisão do TRE de Rondônia, que na tarde desta terça-feira, 05, decidiu pela cassação do mandato do governador Ivo Cassol.

Tácito Pereira, presidente do PT/RO, elogiou a decisão do TRE de Rondônia, que na tarde desta terça-feira, 05, decidiu pela cassação do mandato do governador Ivo Cassol. Em quatro horas de debates entre os juízes da Corte Eleitoral, por 06 votos a zero, com farta documentação e provas no envolvimento na compra de votos nas eleições de 2006.

"Foram horas de intensos debates entre os juízes, mas todos demonstraram unanimidade de que houve compra de votos por parte do Senador eleito Expedito Júnior e do Governador Ivo Cassol, inclusive com intimidação de testemunhas montando um processo na policia civil de apurar paralelamente à Policia Federal", comentou Tácito.

O presidente do PT/RO comentou ainda que, é a primeira vez que um Governador que cometeu um crime eleitoral em Rondônia tem um processo apurado e julgado pelo TRE. "Isso representa um novo tempo na política de Rondônia, de que crimes eleitorais não ficarão impunes no Estado", enfatizou Tácito.

Tácito afirma ainda que Rondônia vive um novo tempo, em que prefeitos, vereadores, senador e agora governador do Estado são cassados por crimes cometidos durante o processo eleitoral.

"O crime de compra de votos e intimidação de testemunhas ocorreu em 2006, levou tempo para a Policia Federal, o Ministério Público Federal e mesmo o TRE organizar o processo, apurar e julgar, ou seja, 24 meses, mas mesmo com atraso chegou a tempo de corrigir uma injustiça do processo eleitoral de 2006", argumentou o presidente do PT/RO.

Tácito sabe que cabe recursos às instâncias superiores, inclusive o Governador já se encontra em Brasília para reverter o processo. "Espero que não haja a utilização de recursos públicos para resolver um problema particular do cidadão Ivo Cassol, pois sua cassação não é um problema que o estado de Rondônia tenha que pagar, mas sim usufruir", esclarece Tácito.

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia reforçou ainda que, mesmo com a possibilidade de reverter a situação, mesmo que temporariamente em instância superior, a decisão do TRE/RO demonstra autonomia, maturidade e muita responsabilidade com pleitos eleitorais no Estado.

"O TRE deu uma demonstração de muita responsabilidade e principalmente de compromisso com a política em Rondônia, um estado que está crescendo com ajuda de prefeituras e principalmente do Governo Federal e de empresários comprometidos com a democracia, basta ver a movimentação que há em Porto Velho", reforça Tácito.

De acordo com Tácito, independente de haver ou não eleições no dia 14 de dezembro, conforme decidiu a Corte Eleitoral de Rondônia, o Partido dos Trabalhadores irá fazer um debate sobre essa situação, e em cada lugar que houver rondonienses divulgará e elogiará a decisão do TRE de Rondônia.

A Justiça do Direito Online

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS