seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

OAB-MA vai ao CNJ contra desembargador: suspeita de atuação em comércio

A OAB-MA pede a instauração de procedimento para averiguar se o magistrado é realmente sócio e exerce cargo de administração na Clínica Materno Infantil Eldorado Ltda (CNPJ 00.124.249/0001-09), que funciona, em São Luís.

A Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) ingressou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com representação contra o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jaime Ferreira Araújo. A OAB-MA pede a instauração de procedimento para averiguar se o magistrado é realmente sócio e exerce cargo de administração na Clínica Materno Infantil Eldorado Ltda (CNPJ 00.124.249/0001-09), que funciona, em São Luís.

Antes de ingressar com a representação, a OAB-MA oficiou à Junta Comercial do Maranhão para aferir se a informação divulgada pela imprensa era procedente e obteve a confirmação de que o magistrado consta como sócio do empreendimento na condição de administrador. Esse fato, segundo a OAB-MA, exige a devida apuração por parte do CNJ e a aplicação de eventuais sansões.

Ao atuar como sócio e administrador da Clínica Eldorado, o desembargador violou ao disposto no artigo 36 da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), que proíbe magistrados de exercerem comércio ou participarem de sociedade comercial, inclusive de economia mista.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Apelação para revogar gratuidade de justiça autoriza interposição de recurso adesivo
TJ-SP absolve réus que foram condenados apenas com base em confissão extrajudicial
Concessionária de energia é condenada por danos em aparelhos eletrônicos