seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Novas eleições são marcadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso

Os municípios de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, e Guarani D'Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio, em São Paulo, tiveram as datas das novas eleições (suplementares) confirmadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais de seus estados.

Os municípios de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, e Guarani D’Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio, em São Paulo, tiveram as datas das novas eleições (suplementares) confirmadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais de seus estados. Corguinho volta às urnas em 22 de março e o três municípios paulistas em 29 do mesmo mês.

Nos quatro casos, os candidatos eleitos obtiveram mais de 50% dos votos válidos nos respectivos pleitos, mas tiveram seus registros de candidaturas negados em definitivo pela Justiça Eleitoral. Segundo o entendimento consolidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na resposta à Consulta 1657/PI, é exatamente a soma desses fatores, em municípios com menos de 200 mil eleitores, que levam à necessidade de realização de um novo pleito para os cargos majoritários.

Volta às urnas

Corguinho está localizada a menos de cem quilômetros de Campo Grande, capital sul-mato-grossense. No domingo (22/3), os 3.167 eleitores da cidade voltam às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito que vão administrar o município no quadriênio 2009-2012.

Em São Paulo, cerca de 23 mil eleitores devem voltar às urnas em 29 de março. Guarani D’Oeste fica na região noroeste do Estado e tem 1.479 eleitores. Localizado na região central paulista, Igaraçu do Tietê tem 18.177 inscritos. Lupércio, que está situado no centro-oeste do Estado, possui 3.657 eleitores. Somente poderão votar os eleitores inscritos no município até 22 de outubro de 2008.

Relação

Além desses quatro casos, outros 21 municípios estão com eleições suplementares confirmadas e previstas para serem realizadas até o mês de março. Confira abaixo a relação completa, atualizada até esta quarta-feira (4), com o eleitorado por município e as datas das eleições suplementares, marcadas pelos TREs.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS