seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Maioria dos internautas aprova o controle externo do Judiciário

A maioria dos leitores que participaram da enquete publicada na Folha Online entre os dias 04 e 12 de fevereiro aprova a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se criar um órgão para fazer o controle do Poder Judiciário.

A maioria dos leitores que participaram da enquete publicada na Folha Online entre os dias 04 e 12 de fevereiro aprova a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se criar um órgão para fazer o controle do Poder Judiciário. Para 54% dos internautas, a medida proporcionaria mais transparência para as ações da Justiça.

Já 29% dos leitores afirmaram concordar parcialmente com a proposta de Lula. Segundo eles, é preciso controlar não apenas o Judiciário, mas também os poderes Executivo e o Legislativo.

E em terceiro lugar na pesquisa, com 17% dos votos, os internautas afirmaram ser contra a proposta. Eles dizem que é preciso, sim, criar mecanismos para tornar a Justiça mais ágil, mas que isso não dependeria de um controle externo do Judiciário.

O resultado da enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de usuários da Folha Online.

Divergência

Lado a lado durante a cerimônia de abertura dos trabalhos do Judiciário de 2004, no último dia 02 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Maurício Corrêa, voltaram a divergir publicamente. O ponto polêmico foi a instalação do controle externo do Judiciário.

Primeiro a discursar no evento que selaria a paz entre os dois Poderes, Corrêa disse que a proposta faria com que o Judiciário se transformasse no único Poder da República a possuir um controle externo.

Já Lula, defensor da idéia desde o ano passado, disse acreditar que, com a reforma do Judiciário, o Poder irá melhorar seu funcionamento e “ampliar o acesso da população de baixa renda” à Justiça.

“O governo já manifestou publicamente seu posicionamento em defesa da criação do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público”, declarou Lula.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidora que cobrava por quitação eleitoral é condenada por improbidade administrativa
Alienação mental decorrente de Alzheimer pode ser reconhecida para isenção de imposto de renda
Justiça define que valores até 40 salários-mínimos para sustento da família são impenhoráveis