seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Justiça marca depoimento de FHC e outras 95 testemunhas no caso do mensalão

A Justiça divulgou nesta terça-feira as datas em que pretende ouvir as testemunhas de defesa que serão ouvidas em São Paulo no processo que investiga o escândalo do mensalão.

A Justiça divulgou nesta terça-feira as datas em que pretende ouvir as testemunhas de defesa que serão ouvidas em São Paulo no processo que investiga o escândalo do mensalão. Ao todo, 96 pessoas devem ser ouvidas na 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, seguindo determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), local onde tramita a ação.
Entre as testemunhas relacionadas, está o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que foi chamado para depor no dia 29 de maio. O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) também está na relação e deve ser ouvido no dia 27 deste mês.
Todos os depoimentos ocorrerão no período entre entre 25 de maio e 5 de junho, sempre a partir das 14 horas. A previsão é que dez pessoas sejam ouvidas a cada dia, com exceção do dia 5, em que apenas seis devem testemunhar.
Os depoimentos acontecerão a portas fechadas. A divulgação dos nomes foi autorizada pela juíza federal Silvia Maria Rocha, titular da 2º Vara. Ela deverá acompanhar a maioria dos depoimentos.
A ação do mensalão foi aberta em agosto de 2007, quando o plenário do STF recebeu a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra 40 acusados de envolvimento no esquema.
Desses, 39 continuam respondendo como réus. O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira fez um acordo e foi excluído da ação em troca do cumprimento de pena alternativa.
Entre os denunciados estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Anderson Adauto (Transportes) e Luiz Gushiken (Comunicação do Governo), o empresário Marcos Valério, os deputados petistas João Paulo Cunha (SP) e José Genoino (SP), além do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do mensalão.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ absolve mulher que furtou três desodorantes de supermercado
Filha de Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sanguínea contra vontade será indenizada
Apelação para revogar gratuidade de justiça autoriza interposição de recurso adesivo