seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Juiz mantém candidatura

Bispo se livra de pedido de impugnação no TRE, mas promotora pede que PF apure denúncia de sociedade em emissoras de TV

Bispo se livra de pedido de impugnação no TRE, mas promotora pede que PF apure denúncia de sociedade em emissoras de TV

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido de impugnação do registro de candidatura do bispo Marcelo Crivella (PL) a prefeito do Rio. A sentença foi dada ontem pelo juiz eleitoral Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes, que manteve o parecer da promotora Izabella Figueira, que julgou improcedente o pedido de impugnação, alegando que o candidato cumpriu todas as exigências para concorrer a uma eleição. A novela começou há 22 dias, quando o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) pediu a impugnação do bispo da Igreja Universal alegando omissão de dados na declaração de bens apresentada ao TRE.

A promotora fez algumas ressalvas no parecer: “É inquestionável, por outro lado, que de farta prova documental encaminhada a esta Promotoria Eleitoral, há fortes indícios de ter o pré-candidato praticado, em tese, o crime de falsidade ideológica previsto no artigo 350 do Código Eleitoral”. No parecer, a promotora requisita ainda que a PF apure os fatos e abra inquérito.

O juiz Sérgio Ricardo explicou que as denúncias dependem de investigação. Por isso, a candidatura só poderia ser impugnada depois de condenação.

Crivella comemora decisão do TRE na TV

O senador também será investigado pelo corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), em uma ação preliminar para apurar denúncias sobre a sociedade em emissora de TV, o que a Constituição proíbe no caso dos parlamentares. Segundo Tuma, as apurações são restritas ao comportamento de Crivella como parlamentar, e não como candidato a prefeito. O bispo, por ser senador, tem foro privilegiado. Se for comprovado que o candidato omitiu bens na declaração ao TRE, será julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

“Decisão judicial não se discute. Cumpre”, disse Clemente Campos, presidente municipal do PHS e responsável pelo pedido de impugnação de Crivella. Já o prefeito Cesar Maia, candidato à reeleição, disse que não entra no mérito jurídico pois isso cabe ao Judiciário. “Mas, eleitoralmente, é a melhor hipótese para mim”, afirmou.

Para comemorar a decisão do TRE, Crivella entrou ao vivo no programa do Wagner Montes, na Record, e falou das injustiças que sofreu por mais de quatro minutos. De acordo com o juiz Luiz Márcio Victor Pereira, da Fiscalização de Propaganda do TRE, não há irregularidade: “Não pode haver excesso. A informação tem que ser jornalística.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS
Anulada a decisão do INSS que suspendeu pensão por morte a filha maior e com deficiência mental
STJ absolve mulher que furtou três desodorantes de supermercado