seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Enquete: Motorista embriagado deve ser punido severamente

Acidentes causados por embriaguez se destacam dentro das estatísticas do país. Isto pode ser percebido pelo número de motoristas que conduzem sob influência alcoólica, como mostra uma pesquisa feita em 2007 pela Vigitel (Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e segundo o Ministério da Saúde. Por dia, cerca de 150 mil brasileiros dirigem após a ingestão de quatro a cinco doses de bebidas alcoólicas.

Acidentes causados por embriaguez se destacam dentro das estatísticas do país. Isto pode ser percebido pelo número de motoristas que conduzem sob influência alcoólica, como mostra uma pesquisa feita em 2007 pela Vigitel (Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) e segundo o Ministério da Saúde. Por dia, cerca de 150 mil brasileiros dirigem após a ingestão de quatro a cinco doses de bebidas alcoólicas. Apesar dos mecanismos utilizados para detecção do álcool no organismo dos motoristas, o uso indevido da bebida ao volante ainda é constante e ocasiona acidentes que, por vezes, além de danos materiais, deixam vítimas fatais.

Muitas campanhas são efetivadas, sobretudo em datas comemorativas, para alertar às pessoas sobre os perigos da junção “álcool e direção”, tentando minimizar ao máximo os danos causados pela imprudência de alguns condutores. Também recentemente, foi instituída uma liminar que proíbe a venda de bebidas em estabelecimentos que margeiam as rodovias federais de todo o país.

Segundo a última enquete proposta pelo Portal Correio Forense, 83% das pessoas concordam com as medidas previstas pelo código de trânsito brasileiro, que decreta a apreensão da habilitação do motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool, além disso, o réu deve responder a processo por tentativa de crime doloso.

Na maioria dos casos, o infrator, ainda que punido, volta a dirigir embriagado, tornando possível a existência de mais acidentes. Portanto, ainda é extremamente necessária a persistência das campanhas educativas associadas ao código penal e, principalmente, ao bom senso dos condutores.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ