seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Documentos mostram que ex-diretor da Abin teve encontros com Protógenes

À CPI, Paulo Lacerda disse ter tido só uma reunião com delegado da PF. Outro documento revela que ex-diretor teve participação na Satiagraha

Documentos em poder da [b]CPI do Grampos[/b] mostram que o [b]ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda [/b]teve vários encontros com o delegado [b]Protógenes Queiroz[/b], que chefiou a [b]Operação Satiagraha[/b].
Em depoimentos na CPI e na [b]Corregedoria da Polícia Federal[/b], Lacerda havia dito que tinha conhecimento superficial da operação e que só se encontrou uma vez com Protógenes. O registro de entrada e saída na Abin desmente essas afirmações.
Num outro documento, um agente da Abin afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que houve envolvimento direto de Lacerda elaboração do relatório sobre as investigações policiais.
Paulo Lacerda ocupa atualmente o posto de adido policial na embaixada brasileira em Portugal, Ele foi nomeado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a cúpula da Abin ter sido exonerada por suspeitas de envolvimento de agentes do órgão com escutas ilegais.
O delegado Protógenes Queiroz voltou a ter seu nome em evidência depois de a revista “Veja” publicar reportagem em que afirma que ele havia montado uma rede de clandestina de espionagem para monitorar autoridades. O delegado nega e diz que a reportagem “é mentirosa”
O escândalo provocou o prolongamento da CPI dos Grampos por mais 60 dias. A CPI deveria ser encerrada no próximo dia 15. Na última quinta-feira (5) a CPI aprovou a convocação de Protógenes, Lacerda e agentes da Abin para depor.
Na semana passada, o relator da CPI, Nelson Pellegrino (PT-BA), havia concluído relatório em que descartava pedidos de indiciamento de Protógenes, do banqueiro Daniel Dantas e dos ex-integrantes da cúpula da Abin.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS