seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Dez tipos de crime crescem em SP, indica secretaria

De 14 indicadores de criminalidade divulgados ontem pela Secretaria de Segurança, 10 tiveram aumento. O maior crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2008 foi o de latrocínios (36,2%) e a maior queda, a de roubos a banco (13,6%)

Pela primeira vez desde 2003, a tendência da criminalidade é de alta em São Paulo. O registro no primeiro trimestre do recorde de roubos da série histórica iniciada em 1995 não é somente um pulso, um desvio na curva, mas a consolidação de uma perspectiva que se desenhava desde o primeiro trimestre de 2008, quando os delitos pararam de cair no Estado. De 14 indicadores de criminalidade divulgados ontem pela Secretaria de Segurança, 10 tiveram aumento. O maior crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2008 foi o de latrocínios (36,2%) e a maior queda, a de roubos a banco (13,6%).
O diretor da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da secretaria da segurança Pública, Túlio Kahn, afirmou que vários fatores podem explicar a mudança, entre eles a crise econômica. “Ela ajudou a intensificar o aumento da criminalidade, mas não a explica todo o crescimento”, disse. Cada ponto porcentual a mais nos índices de desemprego significa, segundo Kahn, um acréscimo de 5 mil roubos na estatística policial. Outros fatores, como o fim do cumprimento em regime integral fechado para o cumprimento das penas por crimes hediondos e até “um caráter cíclico da criminalidade” teriam influído na mudança.
Os roubos no primeiro trimestre deste ano alcançaram 65.635 casos – o recorde anterior pertencia ao 2º trimestre de 2003 (64.282). Embora o índice tenha crescido em todas as regiões do Estado, o aumento foi maior em Presidente Prudente (76,9%), Bauru (59,7%) e Piracicaba (38,5%). O crescimento na capital foi o menor do Estado (12,6%). Segundo Kahn, excluindo o último trimestre de 2008, quando a greve da Polícia Civil prejudicou o registro de casos, os roubos crescem há três trimestres consecutivos, o que atesta a tendência de alta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS
Anulada a decisão do INSS que suspendeu pensão por morte a filha maior e com deficiência mental
STJ absolve mulher que furtou três desodorantes de supermercado