seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Criança cidadã: Pelo direito de ter certidão de nascimento

Cartórios de todo o DF fazem mutirão durante o dia para emitir gratuitamente o registro civil à população carente. Todos os cartórios que fazem o serviço de registro civil no Distrito Federal estarão abertos hoje, para a emissão gratuita do documento. O atendimento será realizado das 9h às 17h. A ação faz parte da Mobilização Nacional para o Registro Civil de Nascimento, organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O movimento tem apoio do GDF, Sesi e Agência de Desenvolvimento Social.

Cartórios de todo o DF fazem mutirão durante o dia para emitir gratuitamente o registro civil à população carente. Todos os cartórios que fazem o serviço de registro civil no Distrito Federal estarão abertos hoje, para a emissão gratuita do documento. O atendimento será realizado das 9h às 17h..

A ação faz parte da Mobilização Nacional para o Registro Civil de Nascimento, organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O movimento tem apoio do GDF, Sesi e Agência de Desenvolvimento Social.

O registro civil tem sua gratuidade garantida a todos, independentemente da situação econômica do cidadão. Entretanto, de acordo com dados do IBGE e do Ministério da Saúde, cerca de 800 mil crianças deixam de ser registradas no Brasil por ano. E, só no DF, mais de três mil pessoas não têm o registro civil.

A abertura simbólica do evento acontece na Escola Classe da Vila Varjão, onde tambem será realizado o projeto Ação Global. Além dos serviços de saúde, cidadania, lazer e educação, será montado um cartório exclusivo para a retirada do registro.

A primeira etapa da mobilização para a emissão do documento foi em 25 de outubro de 2003. Na ocasião, 40 mil pessoas receberam o registro civil. Segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o Registro Civil de Nascimento é a porta de entrada para os direitos de cidadania. O documento é indispensável para a emissão de carteira de identidade, de trabalho, título de eleitor e CPF.

A mobilização é uma ação contínua que visa solucionar os problemas de sub-registros de nascimento no País. Ela teve início em 2003. Esta é a segunda etapa da ação, que dever ser concluída em 2006.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS