seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Com dois irmãos na prefeitura, juiz do TRE pede afastamento

Arapongas - O juiz eleitoral Evandro Luiz Camparoto, da comarca de Arapongas, formalizou o seu afastamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), admitindo o impedimento na função. O juiz já havia sido orientado pelo corregedor-geral do TRE, desembargador Jesus Sarrão, a adotar a medida, mas relutou.

Arapongas – O juiz eleitoral Evandro Luiz Camparoto, da comarca de Arapongas, formalizou o seu afastamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), admitindo o impedimento na função. O juiz já havia sido orientado pelo corregedor-geral do TRE, desembargador Jesus Sarrão, a adotar a medida, mas relutou.

O pedido de suspeição e impedimento da autoridade foi argüido pela Coligação “Arapongas Rumo à Liberdade”, do candidato a prefeito Graça Júnior (PPS/PT/PDT/PMN/ PRTB/PSDC/PSL/PTN/PHS/PTC/ PRP). A coligação deu entrada no pedido na quinta-feira (25). No momento em que se iniciava a sessão do TRE em que seria julgado o caso – no final da tarde de sexta-feira –, Camparoto enviou um fax ao TRE, oficializando seu pedido de afastamento.

“Nós argüimos o impedimento e a suspeição do juiz, em função de ele ter dois irmãos nomeados em cargos de confiança no gabinete do prefeito Beto Pugliese (PMDB), candidato à reeleição”, afirma o advogado da coligação, Leandro Rosa.

A coligação da frente de oposições reclamava do descumprimento de prazos e de algumas sentenças dadas por Camparoto. Os advogados de Graça Jr. decidiram pedir a suspeição do juiz, quando ele indicou um perito particular – ao invés de um oficial –, para a realização de uma perícia grafo-técnica, da qual dependia o julgamento de um pedido de impugnação da candidatura das oposições.

No pedido foi anexado um vídeo, no qual o perito Luiz Sérgio Grochowisk foi apanhado num hotel de Curitiba por um advogado da Calixto Advogados Associados, com carro timbrado da empresa. Calixto é o procurador jurídico do prefeito Beto Pugliese e o encontro aconteceu dias antes de o perito emitir seu parecer contrário a Graça Júnior.

Edmar Augusto Camparoto, irmão do juiz Evandro Luiz Camparoto, é o responsável pelo encaminhamento de todas as licitações da prefeitura de Arapongas. Há cerca de um ano ele foi nomeado pregoeiro municipal pelo prefeito Beto Pugliese. O outro irmão do juiz, Paulo Sérgio Camparoto, é nomeado no cargo de Assistente II, símbolo CC-5, de provimento em comissão, também lotado no gabinete do prefeito.

Quando foi ouvido pela reportagem da Gazeta do Povo, no dia 27 de agosto, acerca da nomeação de seus irmãos, o juiz Evandro Luiz Camparoto alegou que foi contrário ao ingresso deles na prefeitura e que chegou a haver desentendimento em família. Porém, ele sustentava que não se sentia suspeito ou impedido de conduzir o processo eleitoral em Arapongas.
 

A Justiça do Direito Online

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial