seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

OAB-PI derruba cobrança de taxa para atuação do Ministério Público

O Tribunal de Justiça do Piauí acolheu o pleito da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e decidiu, por unanimidade, que é inconstitucional a cobrança da taxa

O Tribunal de Justiça do Piauí acolheu o pleito da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e decidiu, por unanimidade, que é inconstitucional a cobrança da taxa feita pelo Ministério Público estadual nas ações em que a instituição deveria atuar. A exigência teve como base a lei estadual 5.398/2004 e já havia sido considerada ilegal pelos membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A taxa era cobrada no montante de 1% do valor da causa em que o MP interviesse. A cobrança, segundo o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno, fere frontalmente a Constituição. “A cobrança dessa taxa representava um óbice ao acesso à Justiça, que deve ser livre e amplo”, afirma Moreno, que protocolou Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao TJ e que acabou acolhida pelo Pleno. A partir da decisão, foi determinada a imediata exclusão da lei do ordenamento jurídico estadual, com efeito “ex tunc”, ou seja, tornando nulas todas as cobranças das taxas executadas até então.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova