seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Ex oficial nazista é condenado por tribunal alemão

O ex-oficial das forças nazistas SS Heinrich Boere, 88, foi condenado nesta terça-feira à prisão perpétua pela execução de três civis na Holanda, durante a Segunda Guerra (1939-1945).

O ex-oficial das forças nazistas SS Heinrich Boere, 88, foi condenado nesta terça-feira à prisão perpétua pela execução de três civis na Holanda, durante a Segunda Guerra (1939-1945).
Boere, que vive na Alemanha há 55 anos e atualmente reside em um asilo, foi considerado culpado pelo tribunal de Aachen, oeste da Alemanha, da acusação de assassinato de três homens.
Como membro do comando exterminador Feldmeijer das temidas forças das SS, Boere participou do assassinato de três civis holandeses, em 1944.
O presidente do tribunal, Gerd Nohle, afirmou que os assassinatos foram cometidos de maneira completamente arbitrária por Boere, um SS de origem holandesa.
Os juízes do Tribunal de Aachen aceitaram a solicitação de pena proposta pela Promotoria, enquanto a defesa tinha reivindicado a absolvição, argumentando que Boemer já tinha sido processado no passado pelos mesmos crimes.
O antigo oficial nazista já havia sido condenado à revelia na Holanda à pena de morte, em 1949, que mais tarde foi comutada pela prisão perpétua. O governo holandês tentou obter a extradição de Boere em vários ocasiões, mas a Alemanha sempre negou os pedidos.
Boere, número seis da lista de nazistas mais procurados do Centro Simon Wiesenthal, admitiu no julgamento ter matado um dono de uma loja de bicicletas, um farmacêutico e outro civil em 1944;
Ele disse que não tinha outra escolha a não ser seguir as ordens de seus superiores. “Como um simples soldado, eu aprendi a obedecer ordens”, disse Boere, em seu testemunho em dezembro. “Eu sabia que se não obedecesse as ordens eu estaria rompendo com meu juramento e levaria um tiro”.
A Promotoria, contudo, argumentou que Boere era membro voluntário da Waffen SS, a qual se filiou pouco depois dos nazistas dominarem a cidade de Maastricht, onde morava, e o resto da Holanda, em 1940.
Filho de um escocês e uma alemã, Boere nasceu em Eschweiler, nos arredores de Aachen, na Alemanha. Ele se mudou para a Holanda ainda criança.
Ele disse ter entrado para as SS com 18 anos, depois que viu um cartaz de recrutamento assinado por Heinrich Himmler e que o inspirou.
Depois de lutar na frente russa, Boere voltou para a Holanda como parte da Silbertanne, um esquadrão da morte responsável por 54 assassinatos no país.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista
Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo
Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos