seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

AGU vai recorrer contra decisão do TCU de fiscalizar presentes de Lula

AGU decidiu apresentar recurso contra decisão do TCU de fiscalizar, durante o mandato de Lula, presentes recebidos pelo atual presidente

Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu recorrer contra a decisão do TCU de fiscalizar, ainda durante o atual mandato de Lula, os presentes recebidos pelo petista como presidente da República.

Segundo fontes da AGU, o recurso deverá ser protocolado nos próximos dias. A pasta, porém, ainda avalia o tipo de recurso que apresentará questionando a decisão, tomada pelo ministro Augusto Nardes, relator do caso.

Há pelo menos duas possibilidades de recurso. A primeira seria protocolar embargos, que seriam analisados primeiramente pelo próprio Nardes e, posteriormente, pelo plenário da Corte de Contas.

 

A fiscalização de presentes presidenciais durante o mandato era algo inédito até então. A praxe é que o TCU fiscalize os itens recebidos apenas após o fim do governo, como ocorreu com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em sua decisão, Nardes contrariou decisão da área técnica do tribunal e mudou o entendimento vigente até então. A ação é um pedido dos deputados bolsonaristos Júnior Amaral (MG), do PL de Jair Bolsonaro.

O objetivo da fiscalização do Tribunal de Contas da União é averiguar se os presidentes da República não incorporaram, irregularmente, presentes oficiais recebidos no exercício do cargo.

IGOR GADELHA

METROPOLES

Foto: divulgação da Web

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino