seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Advogado leva pedido de cassação dos pilotos ao Governo norte-americano

Na ação solicitada ao governo norte-americano, está o pedido para que a FAA reveja a autorização para voar dos pilotos de Joseph Lepore e Jan Paladino, acusados no acidente com o voo 1907, no Brasil, em 29 de outubro de 2006

O advogado e assistente de acusação do Ministério Público no Brasil, Dante D’Aquino, se encontra com órgãos do Governo Norte-Americano, em Washington D.C. para entregar um pedido de cassação ao governo onde as famílias das vítimas do acidente com o voo 1907, ocorrido em 29 de setembro de 2006, quando o jato Legacy pilotado pelos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, da empresa ExcelAire, colidiu com um Boeing da empresa Gol Linhas Aéreas, matando 154 pessoas. Todos os passageiros do Legacy, incluindo os pilotos, saíram ilesos do acidente.
 
No material que será entregue às autoridades norte-americanas estão mais de 200 assinaturas de apoios da Câmara e Senado Federal do Brasil, onde é solicitada a cassação da autorização para voar dos dois pilotos, até o fim dos processos criminais que estão em fase processual no Brasil.
 
O pedido tem base em duas ações da FAA (Federal Aviation Administration) que suspendeu a brevê de dois pilotos norte-americanos, um por ficar com o equipamento de comunicação desligado por 90 minutos durante um voo, e outro por suspeita de embriaguez. As famílias das vítimas querem que a autoridade da aviação norte-americana aplique a mesma pena aos dois pilotos envolvidos no acidente do Brasil, que são suspeitos de causar o acidente com o voo 1907, onde são acusados de não seguir o plano de voo, não saber operar os equipamentos de comunicação e de desligarem o aparelho transponder. “Esperamos que o governo norte-americano tenha a mesma atitude com os pilotos envolvidos no acidente, já que não se pode ter dois pesos e duas medidas para uma avaliação de risco”, destaca a viúva Rosane Guhtjar.
 
Ontem, o advogado entregou cópias do pedido para o NTSB (National Transportation Safety Board), para a assessora do diretor geral do órgão, Crescence Stafford e para o FAA (Federal Aviation Administration), para a assessora do departamento de litígios, Mable Scott. No período da tarde, ele se encontrou com a assessora na Embaixada Brasileira nos Estados Unidos, Gisela Padovan, que também recebeu cópia do pedido de apoio para ser enviado ao governo dos Estados Unidos. Na agenda de hoje estão encontros com Senadores e Deputados norte-americanos, da Comissão de Viação e Transporte daquele país.
 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial