seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Bancos que abasteceram o mensalão têm 1ª condenação

Os bancos Rural e BMG, instituições responsáveis pelo financiamento do esquema do mensalão, sofreram as primeiras condenações administrativas por conta do caso.

Os bancos Rural e BMG, instituições responsáveis pelo financiamento do esquema do mensalão, sofreram as primeiras condenações administrativas por conta do caso.
A Folha teve acesso a um documento enviado no início do mês pelo Banco Central ao ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), informando que já foram proferidas decisões contra as instituições em dois de três processos administrativos punitivos relacionados ao esquema que tramitam no órgão.
O Banco Rural e seus administradores foram condenados, em novembro de 2008, por “conduzir operações de crédito em desacordo com os princípios de seletividade, garantia e liquidez”, o que, segundo o BC, caracteriza “infração grave na condução dos interesses da instituição financeira”.
Já o BMG cometeu, segundo o Banco Central, “infração de natureza grave”, também pela concessão de crédito sem respeitar os mesmos princípios não observados pelo Rural. A decisão, tomada em novembro de 2007, afirma que tais operações foram “direcionadas a grupo específico de clientes”.
[b]Outro lado: BMG afirma que cumpriu regras; Rural não comenta
[/b]

O banco BMG afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os empréstimos concedidos ao PT e às empresas de Marcos Valério “observaram as regras do sistema financeiro quanto à avaliação da capacidade financeira dos respectivos tomadores e análise criteriosa do risco de crédito”.
O banco também diz que as operações foram fiscalizadas pelo Banco Central na época e que não foram feitas ressalvas na ocasião.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista
Pessoa com visão monocular obtém isenção do IPI na aquisição de veículo