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Tráfego pago X tráfego orgânico: qual a melhor estratégia?

Em uma boa estratégia de marketing digital, a alocação correta de recursos entre tráfego pago e orgânico é decisiva para maximizar o retorno do seu investimento. Entenda!

Um dos aspectos mais importantes para o sucesso dos seus esforços de marketing digital é definir qual estratégia de geração de leads pode trazer resultados mais robustos e consistentes a longo prazo.

Para atrair visitantes relevantes aos seus canais próprios e elevar seu reconhecimento de marca, vendas e conversões, muitas empresas se deparam com o seguinte dilema: aumentar tráfego orgânico ou investir mais em mídia paga?

A resposta depende de vários fatores, como orçamento, objetivos de curto a longo prazo, eficiência de custos, entre outros. Neste artigo, vamos entender melhor o que é tráfego pago e orgânico, como eles se relacionam e como você pode otimizar o uso de seu orçamento para obter melhores resultados.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico se refere ao fluxo de visitantes espontâneos que seus canais próprios recebem, como sites, blogs, mídias sociais, entre outros, por meio de pesquisas de usuários que procuram conteúdos relevantes aos seus interesses em mecanismos de busca, como o Google.

O principal objetivo do marketing de conteúdo é justamente produzir materiais que sejam relevantes para as palavras-chave mais utilizadas pelo público-alvo em sites de busca. Vários estudos comprovam que a maioria dos usuários costuma clicar nos resultados que aparecem nas primeiras páginas.

Por isso, é extremamente importante que a sua empresa invista em melhorar o ranqueamento dos seus sites, conteúdos e mídias sociais, para criar uma fonte constante de geração de potenciais clientes no longo prazo.

Para tanto, seguir as melhores práticas de otimização de conteúdos para mecanismos de busca, o chamado SEO (Search Engine Optimization), é indispensável se você realmente quer ter sucesso no ambiente digital.

Essa estratégia de marketing de conteúdo costuma gerar resultados mais consistentes no médio e longo prazo, já que a produção de materiais que atendam aos padrões de qualidade dos mecanismos de busca demanda tempo e constante evolução. O próprio Google, por exemplo, faz atualizações periódicas de seus algoritmos, no intuito de melhorar a experiência dos usuários.

Dessa forma, pode ser um desafio para as empresas manter uma equipe dedicada a essa importante tarefa de SEO. Não é à toa que muitas delas preferem terceirizar esse serviço com agências especializadas em produzir conteúdos de qualidade e que sigam as melhores práticas de otimização de sites e conteúdos para mecanismos de busca.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital, focada em melhorar o ranqueamento da sua empresa em mecanismos de busca, com base nas palavras-chave mais relevantes ao seu público-alvo. Isso envolve, como o próprio nome indica, a compra de pacotes de serviços de anúncios no Google AdWords, Facebook Ads, entre outros canais.

Esse tipo de mídia paga costuma gerar resultados mais imediatos, graças ao impulsionamento e segmentação do seu conteúdo tanto nos mecanismos de busca, quanto em sites parceiros do serviço que você esteja contratando. O destaque que sua empresa receberá em cada impressão dependerá do lance dado, da qualidade e da relevância do conteúdo para a palavra-chave. Geralmente, você só paga pelos cliques que seu anúncio recebe.

Tráfego pago x tráfego orgânico: qual é melhor?

É comum que as empresas se perguntem em que área devem dedicar mais esforços: tráfego pago ou tráfego orgânico?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que essas estratégias não são mutuamente excludentes, pelo contrário: além de se complementarem, elas devem ser executadas por uma equipe especializada, que saiba otimizar a alocação de recursos conforme as prioridades da empresa e os objetivos do negócio.

Cabe aqui, no entanto, fazer algumas considerações importantes: em termos de eficiência, o tráfego orgânico costuma gerar resultados mais consistentes no longo prazo. Diversos estudos mostram que as pessoas tendem a clicar mais em sites bem ranqueados e não dão muita importância a anúncios na hora de escolher conteúdos do seu interesse.

Além disso, o custo por clique — métrica fundamental para avaliar seus esforços de marketing digital — é comprovadamente menor no tráfego orgânico do que no pago, pois os conteúdos de SEO costumam ser perenes, o que permite a diluição dos custos ao longo do tempo. Ou seja, o tráfego orgânico continua gerando leads após o fim do investimento, o que não acontece com os anúncios.

Dessa forma, o sucesso dos seus esforços de marketing na internet depende de um plano de conteúdo muito bem traçado e que busque maximizar o retorno do seu investimento com base nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

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