seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Proteção judicial: saiba como manter sua empresa segura contra golpes

Conheça os seguros para empresas e entenda como eles podem contribuir para a proteção jurídica e financeira dos seus negócios

Empresários, gestores e empreendedores precisam estar atentos aos riscos e oportunidades do mercado. Independentemente do tamanho do negócio ou do segmento de atuação, é indispensável conhecer soluções e estratégias que tragam segurança e eficiência para o negócio.

Neste contexto, estão incluídas estratégias de gestão como a análise de métricas do negócio, bem como, os produtos, com destaque para os seguros, como o seguro garantia performance e o seguro garantia judicial, que têm atraído a atenção dos empresários. 

O que são seguros para empresas?

Os seguros são produtos conhecidos no mercado e que tem como objetivo proteger o contratante (segurado) de eventuais riscos que, caso se concretizem, podem trazer prejuízos financeiros ou operacionais.

O seguro de carro, por exemplo, é um produto conhecido e amplamente utilizado por proprietários de veículos automotores. Mas, afinal, onde entram os seguros empresariais?

Os seguros empresariais, também chamados de seguro para empresas, são um tipo de seguro destinado à proteção do patrimônio da empresa contratante. Assim como acontece com outros tipos de seguros, eles servem para cobrir eventuais prejuízos que possam afetar uma organização empresarial.

Desta forma, os seguros para empresas resguardam o negócio contra imprevistos que podem decorrer de situações como incêndios, desastres da natureza, furtos, roubos, quebra de equipamentos, entre outros.

Quais os tipos de seguros para empresas?

Há inúmeros tipos de seguros oferecidos para empresas, entre eles destacamos o seguro garantia judicial, seguro garantia performance e o seguro garantia para licitação. Conheça um pouco mais sobre os tipos a seguir:

  • Seguro garantia judicial: é uma modalidade de seguro destinada para utilização em demandas judiciais trabalhistas e cíveis. O seguro garantia judicial é uma forma que a empresa tem de oferecer a garantia processual exigida pelo juiz. Por meio do seguro, a empresa não precisa dispor de uma quantia em dinheiro a ser depositada em conta judicial e isso auxilia na manutenção do fluxo de caixa, além de ser uma alternativa economicamente mais viável do que a caução em dinheiro ou até a fiança bancária. Segundo a legislação em vigor, o seguro garantia judicial tem os mesmos efeitos legais que o dinheiro para fins de garantia em processos. Lembre-se de sempre contratar um seguro de empresa cadastrada junto a Superintendência de Seguros Privados.
  • Seguro garantia performance: outro produto muito interessante para as empresas é o seguro garantia performance, modalidade utilizada como meio de garantia para o cumprimento de prazos e valores definidos em contratos. O objetivo desse tipo de seguro é proteger o segurado contra eventuais riscos e prejuízos causados pelo descumprimento de cláusulas contratuais. Este produto pode ser utilizado em operações realizadas pela empresa em contratos públicos e privados e promove eficiência, segurança e saúde financeira para a organização.

  • Seguro garantia para licitação: por fim, a modalidade destinada para licitações contempla as necessidades de empresas que participam deste tipo de processo. Por meio do seguro garantia de licitação, as empresas asseguram aos órgãos contratantes a indenização por eventuais prejuízos causados em decorrência do descumprimento das obrigações assumidas no edital licitatório.

Além desses seguros, que são produtos bastante específicos, é importante destacar que as empresas podem (e devem) considerar outras escolhas como o seguro para proteção patrimonial, o seguro de responsabilidade civil, o seguro saúde, o seguro de vida, o seguro auto para veículos da empresa, o seguro directors & officers, entre outros.

A dica para o empresário é que ele procure orientações com uma corretora de seguros autorizada pela Susep e que tenha foco no atendimento empresarial.

Por meio do suporte especializado, é possível identificar as necessidades do seu negócio e, a partir daí, escolher o seguro mais adequado para as demandas da empresa.

Por que é importante conhecer essas modalidades de seguro?

Quem é empresário ou gestor responsável por uma empresa precisa conhecer e saber como aplicar estratégias de mitigação de riscos. Hoje, o mercado de seguros oferece uma gama imensa de produtos e opções que se destinam ao atendimento de diferentes necessidades.

O seguro garantia judicial, por exemplo, é um mecanismo muito interessante para aquela empresa que tem uma demanda em tramitação e precisa oferecer garantia, mas não quer imobilizar o capital.

Conhecer essas modalidades de seguro e entender como elas se aplicam no seu negócio garantem ganho de produtividade, eficiência financeira e dinamismo para a gestão. Com melhor desempenho e uso inteligente dos recursos você garante o crescimento salutar da sua empresa. 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel
TRT-MG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre imóvel que teria sido vendido à irmã do devedor