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O que é a gestão de fornecedores?

Boa escolha de insumos pode garantir a qualidade na entrega dos restaurantes. Confira como fazer essa gestão.

Quem faz a gestão de restaurantes, lanchonetes ou outros negócios do ramo da alimentação sabe como é importante contar com fornecedores de qualidade. Afinal, a aquisição de bons produtos para confeitaria faz toda a diferença no resultado das receitas — e, claro, no rendimento mensal do estabelecimento.
E não é apenas isso. Bons fornecedores oferecem produtos com excelente prazo de validade, fazem uma entrega rápida e investem na logística para que não falte nada aos seus clientes. Quando se trata de um restaurante, a falta de qualquer insumo pode prejudicar consideravelmente a renda do dia.
Para que o negócio não sofra com esses problemas, é preciso fazer uma boa gestão de fornecedores. Mas o que seria isso? Como executá-la? Confira as dicas.

O que significa gestão de fornecedores?

É a coordenação de todas as atividades que envolvam compras feitas por sua empresa. Por isso, vai além das escolhas dos fornecedores e inclui também inventários, estoque, formas de armazenamento, logística e política de compras.
Além do mais, é essencial incluir qualidade, prazo de entrega e negociação de valores.
Um dos objetivos da gestão de fornecedores é diminuir os custos com estocagem para que o estabelecimento administre suas mercadorias de maneira racional. Resumindo, os alimentos entram e saem com boa rotatividade, sem que alimentos acabem “escondidos” no fundo do estoque e estraguem. Com isso, também é possível conquistar preços mais competitivos, já que a alta rotatividade exige também uma alta reposição.

Como fazer a gestão de fornecedores?

Confira como administrar os diferentes fornecedores que trabalham para o seu negócio.

Verifique o CNPJ da empresa

É fundamental ter certeza de que o fornecedor atua legalmente. Mesmo uma empresa com o CNPJ regular pode cometer erros que comprometam o trabalho do seu negócio. Contudo, a segurança é significativamente maior. 
Verifique se o fornecedor não tem problemas de inadimplência ou com alvarás locais. Descuidos do tipo refletem negativamente na imagem do seu negócio.

Observe a qualidade do produto

Todo estabelecimento alimentício deve trabalhar com o melhor produto que seu orçamento puder comprar. Portanto, observe atentamente a qualidade do item oferecido pelo fornecedor. 
E se o preço final ficar mais alto? O consumidor aceita pagar mais por um produto de mais qualidade, desde que ele atenda (ou até ultrapasse) suas expectativas. Portanto, vale mais a pena aumentar o preço final do que comprometer a qualidade do seu estabelecimento com matérias-primas de má qualidade.

Procure clientes e, se possível, faça uma visita

Em tempos tão digitais, fica muito mais fácil não apenas conferir a situação fiscal da empresa, como também conhecer antigos clientes. Eles podem informar com propriedade sobre a qualidade do produto, da entrega e do atendimento. Além disso, informam se já tiveram algum problema sério.
Outra dica é visitar pessoalmente a empresa. Assim, é possível analisar os processos de fabricação e as condições de trabalho do local.

Solicite mais de uma proposta

É sempre bom não ficar refém de apenas um fornecedor. Na hora de fazer suas pesquisas, peça orçamentos a diferentes empresas e trabalhe com aquelas que oferecem o melhor custo-benefício. 

Acompanhe a prestação de serviço

A gestão de fornecedores é feita durante toda a cadeia de produção. Após escolher as empresas que vão fornecer os insumos, é essencial analisar se:

  • a quantidade de produtos é compatível com o que foi solicitado;
  • a entrega está de acordo com o prazo estipulado;
  • os produtos estão dentro do prazo de validade;

Tenha um sistema de gestão

Um sistema de gestão controla automaticamente tudo o que entra e sai do seu restaurante. Com isso, fica mais fácil saber se o seu estoque está atualizado, se não faltam insumos, se os produtos que saem são os que estão há mais tempo no estoque, quais produtos giram mais rápido e se a quantidade trazida pelo fornecedor é suficiente para suprir as necessidades do seu negócio.
O próprio sistema faz um inventário automático do estoque, o que facilita todos os processos do seu restaurante.

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