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Marco do desenvolvimento infantil: o que esperar em cada idade?

Cada idade é marcada por um aprendizado e, para os pais, o momento é mágico. Desde algo simples, como aprender a segurar um brinquedo, até atividades que pedem mais concentração, como trocar de roupa sozinho.

Apesar disso, as crianças não são todas iguais e cada uma tem seu próprio ritmo para desenvolver a fala ou começar a andar. Ainda assim, as faixas etárias são consideradas marcos, e os pais podem se preparar para o que acontece em cada idade:

0 a 2 anos

Nessa fase, são desenvolvidos os sentidos e os movimentos, assim, é interessante apresentar determinados brinquedos para os pequenos, como bichinhos de pelúcia. Nos primeiros meses de vida, o foco é no que está no campo de visão, depois, já há um interesse no que está à sua volta.

O bebê também passa a entender seus próprios reflexos e age com intenção, sendo interessante apresentar texturas diferentes para ele e mostrar os itens com calma.

Estímulos interessantes para essa fase

As brincadeiras apresentadas para o bebê devem estimular o movimento do corpo, então, dança e música são boas opções. Além disso, é indicado conversar com o pequeno, olhar nos olhos e demonstrar afeto.

3 a 4 anos

A partir dos 3 anos, a criança começa a se comunicar verbalmente, ou seja, conversar e expressar por meio das palavras tudo o que acontece à sua volta. No começo, algumas palavras não fazem muito sentido, mas, depois, as frases se conectam e quem está por perto entende o que a criança quer dizer.

Aos 4 anos, uma criança já conhece cerca de 1,4 mil palavras e seu vocabulário tende a crescer mais. Também é uma fase de desenvolvimento motor mais estável, ou seja, uma boa época para aprender a andar de bicicleta.

Estímulos interessantes para essa fase

Conversas sobre o comportamento da criança já podem ser desenvolvidas nessa fase, com o intuito de educá-la. Quanto às brincadeiras, os jogos de encaixe e a bicicleta são ótimas escolhas.

5 a 7 anos

A partir dos cinco anos, os pequenos entram na famosa fase dos questionamentos. É quando eles perguntam o porquê de tudo e querem compreender o mundo à sua volta. Também começam a compreender símbolos e desenhos, sem contar que já entenderam o que é certo ou errado.

Apesar de ter essa compreensão, essa é uma fase em que a criança pode ter dificuldade em assumir que errou, tentando transferir a culpa para outra pessoa e até para um animal de estimação.

Estímulos interessantes para essa fase

É hora de socializar e aprimorar a fala, então, os pais devem estimular o convívio com outras crianças, inclusive fora da escola. As brincadeiras em grupo, como pega-pega, esconde-esconde e jogos de tabuleiro, são muito indicadas. Patins e skate também são bem-vindos, já que a criança tem maior equilíbrio motor.

8 aos 11 anos

Aqui, os pequenos já conseguem ter controle sobre suas ideias e lembranças. São muitas as mudanças vividas nessa fase, tanto intelectuais quanto psicológicas e sociais, afinal, há a transição da infância para a pré-adolescência.

A criança já entende bem como tudo funciona e cria regras mentais para determinar como deve agir ou se portar em determinadas situações. Também surge a necessidade de independência e o conceito pessoal do certo e errado.

Estímulos interessantes para essa fase

Como surgem as obrigações escolares, aqui é indicado trabalhar o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nas brincadeiras, o trabalho em equipe segue importante para estimular a cooperação e a empatia.

A partir dos 11 anos

A partir dos 11 anos, as crianças já têm capacidade de lidar com ideias abstratas e entender o ponto de vista do outro. A empatia é bastante desenvolvida e colocada em prática nas mais variadas situações.

Quando estiverem perto de completar 12 anos, é indicado apresentá-las a leituras próprias para sua idade e estimular a escrita, para aperfeiçoar a forma como se comunicam tanto na fala quanto nos textos.

Estímulos interessantes para essa fase

Leitura e escrita seguem como bons estímulos para os maiores de 11 anos. Como estão para entrar na adolescência, trazer outros conteúdos, como assistir a séries ou passear, é bastante válido. Conversas sobre mudanças da transição infância-adolescência também são indicadas.

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