seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Mais de 20 mil argentinos chegam ao Brasil em 2023; pico ainda está por vir

Quase 260 mil passagens aéreas foram compradas com destinos brasileiros

Após um longo período de confinamento em razão da pandemia de coronavírus, o turismo tem voltado com força no mundo inteiro – e no Brasil, isso não poderia ser diferente. Em se tratando dos nossos vizinhos de fronteira, os mais presentes são os “hermanos” argentinos.

Segundo informações do Centro de Fronteira da Argentina, apenas no segundo dia de 2023, mais de 21 mil pessoas atravessaram a ponte que liga os dois países. A tendência é que a demanda por viagens continue aumentando – compensando ainda mais a compra de um seguro viagem para Argentina.

Autoridades imigratórias acreditam que esse número, que já é o maior dos últimos tempos, tende a ser superado, podendo chegar ao marco de 25 mil pessoas atravessando a fronteira da Argentina rumo ao Brasil em um único dia. O resultado é um crescimento significativo para o turismo brasileiro, especialmente na região sul.

Cenário otimista para turismo brasileiro

Com a redução do números de casos e mortes por COVID-19 e com a ampla vacinação em todo o Brasil, o cenário atual tem permitido, pouco a pouco, que as pessoas voltem a uma certa normalidade. Sendo assim, o turismo, um dos setores mais afetados com a pandemia, também tende a ganhar forças.

A vinda de argentinos para o Brasil é um exemplo claro da retomada desse setor. Para se ter uma ideia, o patamar dos 21 mil turistas reflete um aumento de 300%, quando comparado ao mesmo período da temporada anterior. Já em relação ao período pré-pandemia, o aumento é de 20%, segundo o jornal argentino La Nación.

Os “hermanos” também estão na dianteira no que diz respeito à compra de passagens para terras brasileiras neste verão. É o que mostra um levantamento da Agência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Segundo esse levantamento, que considera o período entre dezembro de 2022 até março de 2023, foram cerca de 264 mil passagens compradas com destino a diferentes lugares do Brasil (de um total de mais de 1,28 milhão), com origem na Argentina. 

Principais destinos no Brasil

Quanto aos lugares mais visados pelos estrangeiros, podemos citar as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. Estima-se que 840 mil turistas desembarquem nos aeroportos dessas capitais até março deste ano. Destaque também para Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

O cenário parece ser um tanto quanto promissor, considerando que, no ano passado, houve um recorde desde o período anterior à pandemia, em 2019. Segundo informações da Embratur, entre os meses de janeiro e novembro de 2022, mais de 3,1 milhão de turistas estrangeiros estiveram em solo brasileiro.

Desse total, os mais presentes, como já seria de se imaginar, são os argentinos – foram 883.088 desembarcando no Brasil durante esse período. No ranking de turistas, aparecem ainda os norte-americanos, paraguaios, chilenos, uruguaios, portugueses, franceses, alemães, britânicos e colombianos, nessa ordem.

Campanha visa trazer mais turistas vizinhos

Não à toa, a própria Embratur já iniciou, em novembro do ano passado, a campanha publicitária “Venha viver o calor do Brasil!” com o objetivo de ampliar a presença de turistas sul-americanos nesse verão. Para tanto, são utilizadas imagens com os cenários tropicais brasileiros, misturando natureza e diversão.

A ideia é tentar consolidar a figura do Brasil no imaginário social como o destino mais completo em termos de turismo e atrativos na região da América do Sul. Até o dia 15 de janeiro, a campanha, feita em parceria com o Sebrae, está sendo divulgada na TV aberta e fechada, jornal, internet e mídia exterior. 

Com isso, o setor de turismo brasileiro deve, assim como as temperaturas dessa época do ano, continuar em alta.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

havendo o reconhecimento do tráfico privilegiado, oferecimento do acordo de não persecução penal deve ser possibilitado
Caução locatícia gera preferência de recebimento sobre a expropriação do imóvel
TRT-MG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre imóvel que teria sido vendido à irmã do devedor