seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Brasileiros estão mais preocupados com a alimentação, aponta estudo

Uma recomendação que médicos e especialistas da área da saúde sempre dão para quem deseja ter mais qualidade de vida é focar em ter uma alimentação balanceada e equilibrada. Uma boa alimentação é um dos pilares para uma vida mais saudável, livre de doenças e com mais disposição para encarar o dia a dia.

E um estudo divulgado em 2023 mostrou que o brasileiro está mais preocupado com os seus hábitos alimentares, focando em montar o seu cardápio com mais ingredientes de hortifruti. A pesquisa foi feita por meio de uma parceria do Instituto Akatu e GlobeScan, com entrevistadores de 31 países, incluindo mil brasileiros.

Os dados levantados pela pesquisa indicaram a maior predisposição dos brasileiros em ter uma alimentação de melhor qualidade. Cerca de 64% dos entrevistados afirmaram que estão dispostos a pagar mais para consumirem alimentos saudáveis.

Outra informação fornecida pelo estudo é que entre 43% e 55% dos brasileiros alegaram que determinado produto ser ecologicamente correto influencia muito em sua decisão de compra. Ou seja, os brasileiros também procuram por alimentos produzidos de forma sustentável, evidenciando a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Construção de um futuro melhor

Essa mudança de postura dos brasileiros vai ao encontro dos objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o fim dessa década. Em 2015, ela divulgou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que faziam parte da Agenda 2030 e incluíam metas globais para serem implementadas por governos, instituições e a sociedade como um todo.

Entre os objetivos, estavam Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar e Consumo e Produção Responsáveis, que são metas ligadas diretamente aos dados levantados pelo estudo. Dessa forma, quanto mais brasileiros demonstram interesse em consumir opções nutritivas e que tenham passado por uma produção sustentável, mais esses objetivos se tornam realidade.

Influencia nesse interesse a maior conscientização sobre o tema, reforçada nos últimos anos. Quanto mais pessoas conhecem como a alimentação impacta diretamente na saúde e na qualidade de vida, é natural que haja maior interesse e vontade em construir um cardápio que seja nutritivo, balanceado e diversificado.

Preço ainda é um empecilho

Apesar da vontade crescente em querer se alimentar melhor, os alimentos mais saudáveis ainda enfrentam um grande empecilho: o preço. A pesquisa do Instituto Akatu revelou que para 98% dos entrevistados, o preço desses alimentos ainda é considerado caro.

Isso é uma questão importante, uma vez que os produtos ultraprocessados (e que não são saudáveis) são mais baratos e acessíveis. Dessa forma, mesmo com o desejo de mudança, a questão financeira das famílias acaba sendo uma barreira em muitos casos. Como consequência, os produtos saudáveis e de qualidade acabam sendo preteridos, com a opção pela alternativa mais barata.

Apesar disso, a expectativa dos especialistas é que o segmento de produtos naturais continue crescendo exponencialmente nos próximos anos. Isso se deve às características únicas e distintivas que esses produtos oferecem em relação aos alimentos industrializados. Com a maior conscientização sobre a importância da alimentação saudável e a preservação do meio ambiente, a tendência é que cada vez mais pessoas adotem esse estilo de vida.

Benefícios da alimentação saudável

A adoção de uma alimentação saudável é benéfica por diversos motivos. Por exemplo, ela protege a pessoa de ter qualquer tipo de má nutrição, assim como doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer, AVC e diabetes.

A alimentação equilibrada também protege o organismo contra doenças infecciosas, melhorando o funcionamento do sistema imunológico. Nas crianças, ela desempenha papel fundamental no seu desenvolvimento, colaborando no processo de ganho de massa muscular e renovando os tecidos do corpo.

Outra vantagem é a melhora no funcionamento do sistema nervoso, o que faz com que a pessoa tenha ganhos na concentração, na memória e no rendimento ao longo do dia. Inclusive, alimentação saudável é sinônimo de mais energia e disposição, garantindo que o corpo consiga realizar todas as atividades do dia, além de ter energia para fazer atividade física.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino