seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Tribunal concede habeas corpus parcial a acusado de sonegação fiscal

O montante da sonegação totalizaria R$ 582 mil reais.

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em sessão de julgamento realizada nesta terça-feira (04/03), concedeu ordem parcial de habeas corpus a Adalberto Cardoso Correia Rego, que pretendia trancar ação penal investigativa dos supostos crimes de sonegação fiscal e remessa ilegal de valores ao exterior, que tramita na 4ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco. O montante da sonegação totalizaria R$ 582 mil reais.
A defesa alegou que o débito já havia sido parcelado e que estaria sendo pago regularmente, o que de fato foi constatado pela relatora, através de informação da Procuradoria da Fazenda Nacional, de acordo com a qual, inclusive, teria sido oferecido imóvel em garantia do parcelamento.
O Ministério Público Federal opinou pela denegação da ordem. A relatora, seguida pelos demais magistrados, entendeu haver razão à defesa apenas em relação ao delito previsto no artigo 1º, inciso I, da Lei 8.137/90 (omitir informação ou prestar declarações falsas às autoridades fazendárias), devendo a ação penal prosseguir em relação ao crime do art. 22 da Lei 7.492/86 (efetuar operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover evasão de divisas do País). Compuseram a Turma os desembargadores federais Francisco Barros Dias (presidente), Joana Carolina Lins Pereira (relatora-convocada) e Amanda Lucena (convocada).

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS