seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TAC impede nepotismo e desvirtuamento de cargos em comissão no Município de Araricá (RS)

O prefeito do Município de Araricá (RS), Flávio Luiz Foss, firmou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho, no qual se comprometeu a não manter servidores em cargos de comissão ou em funções de confiança cujas atribuições não sejam a de direção, chefia ou assessoramento.

O prefeito do Município de Araricá (RS), Flávio Luiz Foss, firmou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho, no qual se comprometeu a não manter servidores em cargos de comissão ou em funções de confiança cujas atribuições não sejam a de direção, chefia ou assessoramento. A proibição estende-se inclusive aos cargos cujas atribuições já estejam previstas para servidores efetivos.

O compromisso foi firmado perante o procurador do Trabalho Gilson Luiz Laydner de Azevedo e a promotora de Justiça Mariana de Azambuja Pires, representante do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo as cláusulas do termo, o Município de Araricá também deixará de admitir servidores que sejam cônjuges, companheiros ou parentes até terceiro grau do prefeito, secretários ou vereadores municipais.

A determinação aplica-se aos cargos em comissão ou em funções de confiança, não alcançando servidores ocupantes de cargos efetivos nos quadros do Município. Neste caso, a proibição restringe-se à nomeação ou designação para servir junto àquelas autoridades.

O termo também determina que o prefeito exonere os ocupantes de cargos em desacordo com os princípios constitucionais da Administração Pública, no prazo de 90 dias. Finalizado este prazo, o mandatário deverá comprovar o cumprimento das cláusulas em até dez dias úteis.

O inadimplemento injustificado do compromisso sujeitará o Município ao pagamento de multa no valor de R$ 3 mil, a cada oportunidade em que for constatado, acrescido de R$ 300,00 por servidor encontrado em situação irregular. Os valores serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ