seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Lavradora obtém aposentadoria três meses após ingressar com ação nos Juizados Especiais Federais

Depois de 89 dias de recebida foi julgada a ação de concessão de aposentadoria rural por idade da lavradora Maria das Graças da Conceição, residente no município de Porto-PI, a 180 Km de Teresina.

Depois de 89 dias de recebida foi julgada a ação de concessão de aposentadoria rural por idade da lavradora Maria das Graças da Conceição, residente no município de Porto-PI, a 180 Km de Teresina. O advogado da autora deu entrada na ação através de peticionamento eletrônico (virtual), a 19 de março deste ano, em 7 de maio o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a contestou, e em 16 de junho foi julgada pelo juiz federal Rodrigo Pinheiro do Nascimento.
O processo de Maria das Graças foi colocado no 1º Mutirão de Audiências dos Juizados Especiais Federais do Piauí, que ocorre entre 15 e 27 de junho. A sentença homologa o acordo entre a segurada e o INSS, que se obrigou a conceder a autora da ação o benefício de aposentadoria por idade, com renda mensal de um salário mínimo, e mais R$ 835,32 (oitocentos e trinta e cinco reais, trinta e dois centavos) pela parcela vencida. O juiz determinou ainda a expedição de Requisição de Pequeno Valor para pagamento da parcela atrasada e a implantação do benefício em até 90 dias.
A segurada requereu o benefício em novembro de 2004, mas o INSS negou o pedido, ratificando na contestação da ação que a segurada, à época, não havia comprovado o período de carência do benefício. A aposentadoria dos trabalhadores rurais é assegurada pela Constituição Federal de 1988, fixado o limite de 60 anos para o homem e de 55 para a mulher, desde que exerçam suas atividades em regime de economia familiar.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista