seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Juiz iraquiano emite ordem de prisão contra líder xiita

Um juiz iraquiano emitiu uma ordem de prisão ao líder radical xiita Moqtada al Sadr pelo assassinato de Badel Makhid al Joei, um outro líder religioso, apunhalado em Najaf, no ano passado. A informação foi dada pelo porta-voz das forças de coalizão, Dan Senor, nesta segunda-feira.

Um juiz iraquiano emitiu uma ordem de prisão ao líder radical xiita Moqtada al Sadr pelo assassinato de Badel Makhid al Joei, um outro líder religioso, apunhalado em Najaf, no ano passado. A informação foi dada pelo porta-voz das forças de coalizão, Dan Senor, nesta segunda-feira.

Senor afirmou que a ordem de prisão foi ditada nos últimos meses, mas afirmou que Sadr não será comunicado sobre a data exata em que será detido. “Não haverá aviso prévio”, disse. Um porta-voz de Sadr afirmou que o líder xiita “nunca” será capturado pela coalizão.

Orgulho

Nesta segunda-feira, al Sadr se disse “orgulhoso” de ser declarado fora da lei pelo administrador civil americano no Iraque, Paul Bremer. A notícia foi dada por um de seus principais assessores, o xeque Qais al Khaazali.

Bremer qualificou o chefe radical xiita de “fora da lei” e advertiu que o Exército americano não toleraria um levante comandado por ele e seus partidários.

“Estamos em uma situação de segurança difícil. Temos um grupo dirigido por al Sadr, que se colocou fora da legalidade da coalizão e dos dirigentes iraquianos. Ele está tentando instaurar sua autoridade ao invés da autoridade legítima. Não vamos tolerar isso. Imporemos a lei e a ordem que os iraquianos esperam”, afirmou Bremer.

Confrontos

Ontem sete soldados norte-americanos foram mortos e pelo menos outros 24 ficaram feridos em confrontos com forças de resistência xiitas no subúrbio de Kufa, ao leste de Bagdá, no Iraque.

De acordo com os americanos, o conflito começou depois que um grupo extremista ligado a al Sadr tomou o controle de delegacias de polícia e prédios públicos.

“As forças da coalizão e as forças de segurança iraquianas impediram que a milícia atingisse seu objetivo e restabeleceram a segurança em Bagdá ao custo de sete soldados americanos mortos e mais de 24 feridos”, dizia a nota divulgada pelo Exército dos EUA.

De acordo com as informações divulgadas pelos militares americanos, os membros da milícia xiita estavam armados com pequenas armas de fogo e lançadores de granadas.

Al Sadr, que tem apenas 30 anos, é um dos mais carismáticos líderes xiitas no Iraque e radicalmente contra a ocupação americana.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

TRF1 considera que CNH-e é válida como documento de identificação em concurso público da Polícia Federal
TJSP: Homem é condenado por abandono material por deixar de pagar pensão alimentícia
Médico que acumulava cinco cargos públicos é condenado por improbidade administrativa