seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Municípios de MG, RS e RN têm novas eleições neste domingo (26)

Sete municípios brasileiros voltam às urnas nesse domingo (26) para escolherem seus prefeitos e vices. São cinco cidades em Minas Gerais, uma no Rio Grande do Sul e uma no Rio Grande do Norte.

Sete municípios brasileiros voltam às urnas nesse domingo (26) para escolherem seus prefeitos e vices. São cinco cidades em Minas Gerais, uma no Rio Grande do Sul e uma no Rio Grande do Norte. No total, mais de 56 mil eleitores devem votar nestas eleições suplementares.
Em todas essas localidades, mais de 50% dos votos válidos nas eleições de outubro de 2008, em cada município, foram anulados por decisões judiciais, o que levou à necessidade de aplicação do artigo 224 do Código Eleitoral, que determina a realização de um novo pleito nesses casos.
[b]Minas Gerais
[/b]
Em Cachoeira Dourada, no Triângulo Mineiro, os 2.657 eleitores vão escolher o novo prefeito entre os candidatos Walter Pereira Silva – o Waltinho (PSDB), e João Francisco Filho – o Joãozinho (PP). Também no Triângulo Mineiro, Ipiaçu, município com 3.874 eleitores, deve eleger seu novo prefeito entre os candidatos Vagner Luis Ramalho Silva (PSDB) e Urbino Capanema Junior – o Urbininho(PPS). Já em Mata Verde, no Vale do Jequitinhonha, concorrem ao cargo de prefeito Aurélio Santos Caíres (PPS) e Irone Bento Dias (PMDB). O município tem 6.497 eleitores.
Helder Costa Boaventura (DEM), Ajax Barcelos (PMDB) e Julio Cesar Moraes Gontijo (PT) são os candidatos registrados para disputar o cargo de prefeito em Carmo do Paranaíba. Localizada no sudeste do estado, Carmo do Paranaíba é o maior dos municípios mineiros que voltam às urnas nesse domingo, com 21.169 eleitores aptos a votar. Em Salto da Divisa, na região do Baixo Jequitinhonha, os candidatos ao cargo de prefeito Clélia Peixoto Miranda Cunha (PMDB) e Ronaldo Athayde da Cunha Peixoto (DEM) disputam o voto dos 4.370 eleitores do município.
[b]Rio Grande do Sul
[/b]
Beatriz Krainovic (PP) e Nelson Michel (PMDB) são os nomes dos postulantes ao cargo de prefeito do município de Vale do Sol, no Rio Grande do Sul, nas eleições suplementares do próximo domingo, que devem levar de volta às urnas o 8.157 eleitores do município.
[b]Rio Grande do Norte
[/b]
Em São José do Campestre, os 9.724 eleitores do município vão escolher seu novo prefeito entre os candidatos José Borges Segundo (PMDB) e Sione Ferreira de Souza Oliveira (PMN).
[b]Balanço
[/b]
Até o momento, 44 cidades – em 21 estados brasileiros – já passaram por eleições suplementares. O estado com maior número de eleições suplementares já realizadas ou agendadas é Minas Gerais, com nove municípios nessa situação. Em seguida vem São Paulo, com cinco municípios que retornaram às urnas após as eleições de outubro de 2008.
Depois deste domingo, o site do Tribunal Superior Eleitoral prevê a realização de novas eleições em mais dois municípios: Conceição de Mato Dentro (MG), que volta às urnas em 13 de setembro, e Neópolis (SE), que tem novo pleito marcado para o dia 18 de outubro.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista