seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Ministro envia processo contra ex-deputado Silvio Peccioli para TJ-SP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto acolheu parecer do Ministério Público Federal e determinou o envio, para o Tribunal de Justiça de São Paulo, da Ação Penal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto acolheu parecer do Ministério Público Federal e determinou o envio, para o Tribunal de Justiça de São Paulo, da Ação Penal (AP 502) que tramitava na Corte contra o ex-deputado federal Silvio Peccioli (DEM-SP), por crime contra as finanças públicas.
O ministro explicou que, como Peccioli renunciou ao mandato parlamentar para assumir a prefeitura de Santana de Parnaíba, cargo para o qual foi eleito nas eleições de 2008, cessou a competência do STF para processar e julgar o caso.
O processo contra Peccioli chegou ao Supremo por conta do foro por prerrogativa de função a que têm direito os membros do Congresso Nacional – deputados e senadores. A previsão consta do artigo 102, I, da Constituição Federal.
O ministro citou jurisprudência da Corte, no sentido de que “a prerrogativa de foro perde sua função de ser se aquele contra quem foi instaurada a persecução penal não mais detém o ofício público cujo exercício representava o único fator de legitimação constitucional da competência penal originária do STF, mesmo que a prática delituosa tenha ocorrido durante o período de atividade funcional”

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS