seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Deputado estadual pede afastamento de multa por propaganda fora de época

O deputado estadual pelo Rio Grande do Norte (RN), Leonardo da Vinci Lima Nogueira (DEM), e a rádio Abolição FM, de Mossoró, entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para afastar multa de 20 mil Ufir

O deputado estadual pelo Rio Grande do Norte (RN), Leonardo da Vinci Lima Nogueira (DEM), e a rádio Abolição FM, de Mossoró, entraram com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para afastar multa de 20 mil Ufir (cerca R$ 21 mil) aplicada em primeira instância e mantida pelo Tribunal Regional do estado (TRE-RN).
O deputado foi acusado de propaganda eleitoral extemporânea em favor da pré-candidata a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Nogueira (DEM), por meio de comentários ao programa “Jornal do Meio Dia”, do dia 12 de maio de 2008. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição, de acordo com a Lei 9504/97 (Lei das Eleições).
A defesa do deputado e da rádio afirma que não houve qualquer espécie de propaganda eleitoral antecipada, “mas  a divulgação de entrevista com um parlamentar estadual acerca de assuntos que dizem respeito ao interesse da opinião pública”.
Sustenta ainda que, de acordo com a Resolução 22.718/08 do TSE, os pré-candidatos podem participar de entrevistas, debates e encontros antes de 6 de julho de 2008, desde que não exponham propostas de campanha.
Por fim, a defesa alega que o direito de informação é uma garantia fundamental, respaldada na Constituição Federal, “que tem como um dos seus objetivos levar à opinião pública maior transparência, sobretudo nos assuntos que envolvem o fortalecimento de regime democrático”.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS