seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Procon notifica importadora dos brinquedos Bindeez

O Procon de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) que notificou a empresa responsável pela importação dos brinquedos Bindeez no Brasil, a Long Jump, de São Paulo. O produto pode apresentar risco de contaminação por substância tóxica - as crianças correm risco de sofrer alucionações, sonolência e até entrar em coma.

O Procon de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) que notificou a empresa responsável pela importação dos brinquedos Bindeez no Brasil, a Long Jump, de São Paulo. O produto pode apresentar risco de contaminação por substância tóxica – as crianças correm risco de sofrer alucionações, sonolência e até entrar em coma.

Segundo a notificação, a empresa terá 48 horas para prestar uma série de esclarecimentos sobre as medidas que a Long Jump vai tomar para garantir a segurança do consumidor em relação aos brinquedos. A maior parte dos produtos é fabricada na China.

O Bindeez foi recolhido na Austrália, EUA e Canadá porque suas partes, quando engolidas, se transformam em uma substância similar ao GHB (ácido gama-hidroxibutírico), droga conhecida como “ecstasy líquido”, usada no golpe “Boa Noite, Cinderela”.

Retirada imediata

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) mandou retirar de lojas de todo o país os brinquedos Bindeez, que estão sob suspeita de conterem substâncias tóxicas. A medida é preventiva.

Ainda não se sabe se os produtos que chegaram ao Brasil oferecem risco à saúde. Amostras serão coletadas para novas análises – os laudos do Inmetro devem ficar prontos até o fim da próxima semana. Até lá, porém, a recomendação dos médicos é de que os produtos sejam mantidos fora do alcance das crianças.

Long Jump

Em nota, a Long Jump, que distribui o “Bindeez” no Brasil, informou que o lote recebido pela empresa é diferente dos lotes vendidos nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.

Segundo segundo o Instituto para Certificação Expressa de Produtos (Icepex), instituição que realizou a certificação dos produtos para a importadora Long Jump,

o produto está “em conformidade” com a lei nacional.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Homem que recebeu cinco meses de seguro-desemprego enquanto trabalhava é condenado
Homem é condenado a devolver dinheiro após aplicar golpe do namoro
Justiça determina que Município conceda auxílio-aluguel a vítima de violência doméstica em Manaus