seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Para 55% dos consumidores, a garantia estendida vale a pena, revela Procon-SP

Você decidiu levar aquela geladeira e quando passa no caixa ouve a pergunta: "quer garantia estendida?". Nem todo mundo sabe, mas aquele valor que o vendedor acrescenta nas parcelas do produto que você está levando é referente a um seguro.

 
Você decidiu levar aquela geladeira e quando passa no caixa ouve a pergunta: “quer garantia estendida?”. Nem todo mundo sabe, mas aquele valor que o vendedor acrescenta nas parcelas do produto que você está levando é referente a um seguro. E a maioria das pessoas aceitam tal acréscimo por acreditarem que a garantia estendida vale a pena.
De acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP, essa é a principal razão apontada por 55,17% dos consumidores para aceitarem o seguro. O levantamento constatou que a insistência inabalável do vendedor também foi motivo para 19,54% dos consumidores entrevistados pelo órgão de defesa do consumidor aceitaram a prosposta.
Existem ainda aqueles que não têm justificativa para aceitar a contratação do seguro: 19,54% aceitam por aceitar. O Procon-SP também detectou que tem muito consumidor desavisado, pois 3,45% dos pesquisados aceitaram a garantia sem perceber. Outros 2,30% foram obrigados a aceitar a contratação por imposição – venda casada.
Os que não contratam
Mesmo com a insistência do vendedor, existem consumidores que não veem vantagem em aceitar o seguro. Esta é a principal razão, citada por 41,98% dos entrevistados, para não assinar o contrato. O valor alto da garantia é citado por 37,50% dos consumidores.
Os mais atentos não aceitaram a contratação por não terem informações suficientes, razão que impediu 16,07% dos pesquisados. Outros 4,46% não contrataram porque o serviço não foi oferecido.
Garantia estendida é seguro
O levantamento também apontou que a maior parte dos consumidores (71,26%) não foi informada que a garantia estendida é um seguro. E dentre eles, 95,16% contrataram o serviço sem saber do que se tratava.
O Procon alerta que a garantia estendida é seguro normatizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), cujo objetivo é fornecer ao segurado a extensão ou complementação da garantia original de fábrica, mediante pagamento de prêmio.
Por ser regulada, a contratação exige um contrato, que não foi fornecido a 31,03% dos consumidores pesquisados que aceitaram o serviço. De maneira geral, a garantia estendida é oferecida na compra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Donos de égua terão que indenizar criança que levou coice no rosto
TRF1 mantém sentença que obriga Caixa a indenizar cliente por roubo de joias sob sua posse
Apreensão de CNH e passaporte só é autorizada se motivar satisfação da dívida trabalhista