seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

MPF/MT: CEF em Sinop tem que atender usuários em até 15 minutos

A ação civil pública do Ministério Público Federal tramita na 2ª Vara Federal de Sinop

A Justiça Federal atendeu integralmente o pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Sinop (MT) e determinou à Caixa Econômica Federal (CEF) que, no prazo de dez dias, passe a atender todos os usuários da rede bancária local em até 15 minutos, informando nas senhas fornecidas o tempo máximo de espera para o atendimento.

A decisão é fruto de uma ação civil pública de autoria do procurador da República Adriano Barros Fernandes, protocolada no último dia 15 de janeiro, com o objetivo de obrigar a empresa pública a cumprir a Lei Municipal nº. 680/2002, o Decreto Municipal nº. 89/2005 e a Lei Estadual nº. 7.872/2002, que, entre outros, fixam o prazo para atendimento aos usuários da rede bancária.

Irregularidade – Segundo a ação do MPF, de junho de 2009 a dezembro de 2012 o Procon recebeu 17 registros de reclamações referentes ao tempo de espera no atendimento pela agência da CEF na cidade de Sinop.

A situação irregular foi comprovada pelo próprio procurador da República que esperou 27 minutos para fazer um pagamento no caixa e ouviu depoimentos de pessoas que confirmaram que esse descaso com os usuários ocorre todos os dias.

Ainda de acordo com a ação, o próprio relatório encaminhado pela CEF aponta que não houve dia, entre janeiro de 2010 e agosto de 2012, em que a média de tempo máximo para atendimento na agência de Sinop respeitasse os 15 minutos previstos na legislação.

Outro pedido atendido – Com a decisão proferida no último dia 21 de janeiro, a Caixa Econômica também será obrigada a pagar multa diária no valor de R$ 10 mil reais para cada atendimento que for feito após o prazo legal. O dinheiro recolhido com a multa será revertido ao Fundo Nacional dos Direitos Difusos.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ absolve mulher que furtou três desodorantes de supermercado
Filha de Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sanguínea contra vontade será indenizada
Apelação para revogar gratuidade de justiça autoriza interposição de recurso adesivo