seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Companhia aérea deverá indenizar cliente por atraso em voo

Sentença homologada pela 3ª Vara do Juizado Especial Central de Campo Grande julgou parcialmente procedente a ação movida por R.J. de S.M. contra uma empresa de linhas aéreas, condenada a pagar R$ 5.000,00 de indenização por danos morais, pois seu voo atrasou mais de dez horas.

De acordo com os autos, o autor entrou com ação de indenização de danos morais contra a companhia aérea, pelo atraso de mais de dez horas em seu voo (cancelado), que resultou em desconfortos e perda de conexão para o seu local de destino.

Em contestação, a empresa aduziu que não é responsável por qualquer operação direta de transportes  aéreos. Defende-se afirmando que o atraso do voo do requerente se deve por força maior ou atos de terceiros e por isso pediu a improcedência do pedido feito na ação.

Conforme a sentença, trata-se de responsabilidade objetiva e somente pode ser eliminada por culpa exclusiva da vítima, fato de terceiro desconexo do serviço, caso fortuito ou força maior, o que não ocorreu.

Ainda conforme a sentença, a empresa requerida não comprovou a hipótese de força maior, sendo que o pedido feito pela ré se mostrou inviável. Por isso não afasta a obrigação de indenizar os prejuízos experimentados pelo autor.

Desse modo, o pedido de indenização por danos morais foi julgado procedente, pois “o autor programou-se, fez planos com antecedência e pela ineficiência dos serviços prestados pela empresa de linhas aéreas, necessitou alterá-los, além de suportar um grande desgaste emocional. (…) Devido ao proceder da empresa ré, o autor perdeu um dia inteiro de viagem, deixou de usufruir como havia programado a companhia da sua família”.

Processo nº 0810582-60.2012.8.12.110

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino