seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Agricultor indenizado por adquirir lona que se revelou de péssima qualidade

A 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou a sentença da Comarca de Rio do Oeste que condenou Diamaju Agrícola Ltda. ao pagamento de indenização por danos materiais

   
   A 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou a sentença da Comarca de Rio do Oeste que condenou Diamaju Agrícola Ltda. ao pagamento de indenização por danos materiais, no valor de R$ 4 mil, ao agricultor Francisco Berkenbrock.
   Segundo os autos, no início do ano de 2005, Francisco adquiriu produtos no estabelecimento agrícola, com a finalidade de construção de um silo para o armazenamento de materiais orgânicos, destinados à alimentação de seu rebanho durante o período de inverno.
   Cerca de um mês depois de revestir o silo e cobrir os produtos vegetais com as lonas adquiridas, estas apresentaram problemas quanto a sua qualidade. Perderam totalmente sua durabilidade, se deterioraram e desintegraram, o que culminou com a perda de todo o produto armazenado no silo para a alimentação dos animais.
   O agricultor informou que entrou em contato com a empresa e relatou os problemas. Esta se comprometeu a repor as lonas deterioradas, mas negou, entretanto, a responsabilidade pelos prejuízos decorrentes da perda dos vegetais destinados à alimentação dos bovinos, e da consequente redução na produção de leite.
    Condenada em 1º grau, a Diamaju apelou para o TJ. Sustentou que inexiste nos autos elementos probatórios a demonstrar qualquer tipo de prejuízo na produção leiteira do autor.
   “Evidentemente por se tratar de causa que versa sobre relação de consumo (autor que adquire produtos – lonas para construção de silo – em comércio agropecuário), resta demonstrada a hipossuficiência do consumidor, justificativa por demais plausível a legitimar a aplicação de aludido preceptivo legal”, afirmou o relator da matéria, desembargador substituto Carlos Adilson Silva. A decisão foi unânime.
 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS