seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Judiciário de MS prorroga tempo de licença maternidade

A medida, aprovada pela Comissão de Organização Judiciária e Legislação, beneficiará magistradas e servidoras gestantes.

Os desembargadores do Tribunal Pleno aprovaram, na sessão desta quarta-feira (25), um projeto de lei que altera o Código de Organização e Divisão Judiciárias (CODJ) e o Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário de MS para prorrogar o tempo de licença maternidade de 120 dias para 180 dias.
A proposta alcança também os pais que tiveram estendidos de cinco para 15 dias o período de licença paternidade. O projeto segue agora para a Assembleia Legislativa.
Ao apresentar o projeto ao Tribunal Pleno, o Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, presidente do TJMS, lembrou que a Lei Federal nº 11.770/08 facultou às empresas privadas e aos órgãos públicos a prorrogação da licença gestante, desde que seja solicitada pela mãe e que a criança não fique em creche ou entidade similar.
Ele lembrou também que o Tribunal Superior do Trabalho, o Tribunal de Justiça de Distrito Federal e o Ministério Público de MS já constituíram ato próprio, adequando a legislação. O Poder Executivo já encaminhou projeto à Assembleia Legislativa. Consta ainda na Assembleia Legislativa Estadual uma Emenda Constitucional que adota o benefício da prorrogação da licença maternidade. O benefício será válido somente depois que a lei for sancionada.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS