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Ministério da Justiça aciona Volks por problema com Fox

O caso dos problemas com a peça do rebatedor do banco traseiro do Fox, que originou acidentes graves com alguns proprietários do veículo da Volkswagen, chegou ao Ministério da Justiça. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do órgão do governo federal instaurou nesta terça-feira (12) processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil Ltda.

O caso dos problemas com a peça do rebatedor do banco traseiro do Fox, que originou acidentes graves com alguns proprietários do veículo da Volkswagen, chegou ao Ministério da Justiça. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do órgão do governo federal instaurou nesta terça-feira (12) processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil Ltda.

A montadora terá dez dias, a partir de quarta-feira (13), para apresentar a sua defesa.

A assessoria de imprensa da Volkswagen informa que ainda não recebeu nenhuma notificação do Ministério da Justiça e afirma que a empresa irá prestar todo e qualquer esclarecimento que for solicitado por órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com o ministério, se for comprovado que a Volkswagen vendeu carros com peças que trazem risco à saúde e à segurança do consumidor sem que tenha realizado recall quando foi notificada pelos usuários do defeito, a empresa poderá receber uma multa de até R$ 3 milhões.

“É um fato grave a empresa se recusar a fazer recall”, afirmou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita. De acordo com o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos compradores, mediante anúncios publicitários em jornais, rádio e televisão.

A Volkswagen havia afirmado anteriormente, em comunicados enviados à imprensa, que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário.

Na segunda-feira (11), a empresa passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que fixa esse cabo.

Alguns consumidores se machucaram ao colocar involuntariamente o dedo nesta argola.

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