seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Hospital deve manter enfermeiros durante todo o funcionamento

A Justiça Federal determinou ao Hospital Vila Itoupava, de Blumenau, que tome as providências necessárias para que o estabelecimento de saúde possa contar com enfermeiros durante todo o período de funcionamento

A Justiça Federal determinou ao Hospital Vila Itoupava, de Blumenau, que tome as providências necessárias para que o estabelecimento de saúde possa contar com enfermeiros durante todo o período de funcionamento, se preciso mediante a contratação de profissionais. A decisão é do juiz Leandro Paulo Cypriani, da 1ª Vara Federal do município, e foi proferida segunda-feira (17/2/2009) em uma ação civil pública do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O hospital terá 15 dias para cumprir a medida.
De acordo com o Coren, fiscalizações efetuadas no hospital em agosto de 2007 e agosto de 2008 constataram a ausência de enfermeiro durante o período noturno. Ainda segundo o conselho, o hospital foi notificado duas vezes. Em 10 de fevereiro deste ano, o Coren recorreu à Justiça Federal. O hospital já foi intimado e está sujeito à multa diária de R$ 400 em caso de descumprimento. Cabe recurso.
Para conceder a liminar, o juiz considerou que a falta de profissional durante a noite aumenta os riscos de danos à saúde dos pacientes. O magistrado citou como exemplo o fato de que o hospital oferece cuidados antes e depois do parto normal. “Estes não tem horário para acontecer, o que reforça a importância e explica a exigência legal de permanência do profissional enfermeiro durante todo o horário de funcionamento de qualquer hospital”, concluiu Cypriani.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS