seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Justiça determina que Estado forneça medicamento para paciente com doença genética grave

 

 

O Estado do Ceará deve fornecer medicamento para M.F.S., portadora de doença genética grave, conhecida como Doença de Fabry.A decisão é da juíza Ana Cleyde Viana de Souza, respondendo pela 4ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

 

Consta nos autos (nº 0182003-24.2013.8.06.0001) que a doença da paciente é de caráter progressivo, podendo levar à insuficiência renal aguda e complicações vasculares graves. O tratamento indicado pelo médico deve ser feito com uso da substância chamada “betagalsidase”, que possui o nome comercial de Fabrazyume.

 

Sem condições de arcar com os custos da medicação, ela ajuizou ação na Justiça requerendo que o Estado arque com o tratamento.

 

A juíza, ao analisar o caso, concedeu a tutela antecipatória por entender estar comprovado no laudo médico que a doença é de natureza progressiva e fatalmente evoluirá para complicações mais graves.

 

A magistrada afirmou ainda que “o direito do cidadão à saúde deve prevalecer, por ser direito fundamental assegurado por nossa Constituição, sua proteção não pode ser postergada, não sendo razoável sua restrição, quando confrontado com limitação orçamentária.”

 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Trabalhador que passa por desvio de função tem direito à diferença de salário entre os cargos
Embargos de declaração não são meio para reabrir questões de prova
Negada indenização a transexual que teria sido impedida de usar banheiro feminino