seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Culpa de ciclista por atropelamento isenta motorista de indenizar família

A culpa de Neri da Silva em seu atropelamento e morte tirou a responsabilidade do motorista Fernando Alves Amaral e de Adilson dos Santos Lourenço de indenizar a família da vítima.

    
   A culpa de Neri da Silva em seu atropelamento e morte tirou a responsabilidade do motorista Fernando Alves Amaral e de Adilson dos Santos Lourenço de indenizar a família da vítima. Os filhos ajuizaram ação na comarca de Lages após o acidente, ocorrido em 14 de outubro de 2007, e a sentença foi confirmada pela 2ª Câmara de Direito Civil, que reconheceu ter havido culpa exclusiva de Neri.
   O condutor do veículo alegou que, em noite chuvosa, não conseguiu desviar de Neri, que estava caído no meio de rua mal iluminada. A família pediu indenização por danos morais e materiais a Fernando e também a Adilson, proprietário do veículo. Na análise do mérito, porém, a câmara considerou os dados do boletim de ocorrência, que confirmaram os fatos apontados pelo motorista em sua defesa.
   O relator, desembargador substituto Gilberto Gomes de Oliveira, reconheceu que as condições de visibilidade não eram adequadas e não aceitou o argumento da família de que uma testemunha conseguira desviar do ciclista momentos antes. “Neste ponto da discussão, calha trazer à tona a teoria da previsibilidade objetiva e subjetiva. No caso dos autos, não era objetivamente previsível que em uma madrugada, em dia chuvoso, o motorista deparasse com um ciclista caído no meio da pista e, assim, não se poderia exigir dele um cuidado que objetivamente não se exigiria do homem médio”, avaliou Oliveira. A decisão foi unânime
 
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS