seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Tribunal abre processo contra quatro juízes federais acusados de fraude

O processo tem prazo de 90 dias e também vai averiguar o destino dos recursos desviados.

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, com sede em Brasília, decidiu na quarta-feira (6), por unanimidade, instaurar processo disciplinar contra quatro ex-presidentes da Ajufer (Associação dos Juízes Federais da Primeira Região), para apurar a responsabilidade por empréstimos fraudulentos contratados durante dez anos com a Fundação Habitacional do Exército.

O processo tem prazo de 90 dias e também vai averiguar o destino dos recursos desviados.

Serão investigados os juízes Moacir Ferreira Ramos, Hamilton de Sá Dantas, Solange Salgado e Charles Renault Frazão de Moraes. Por maioria, a corte decidiu afastar o juiz Ramos até a conclusão do processo.

Em novembro, a [b]Folha[/b] [url=http://www1.folha.uol.com.br/poder/835785-entidade-de-juizes-e-acusada-de-caixa-dois-com-patrocinio.shtml][color=windowtext; text-decoration: none; text-underline: none]revelou[/color][/url] que a FHE cobra na Justiça dívida de R$ 21 milhões da Ajufer, que reúne magistrados federais. Vários juízes tiveram nomes usados indevidamente em contratos fictícios.

A sessão durou mais de 11 horas. A decisão de só afastar Ramos frustrou alguns juízes: afastado pelo Conselho Nacional de Justiça em novembro, ele [url=http://www1.folha.uol.com.br/poder/849021-liminar-suspende-afastamento-de-ex-presidente-da-ajufer.shtml][color=windowtext; text-decoration: none; text-underline: none]obteve liminar[/color][/url] para voltar à função e, em março, pediu aposentadoria por invalidez.

O presidente da Ajufer, Roberto Veloso, disse que a entidade forneceu todas as informações bancárias ao Ministério Público Federal, ao TRF-1 e ao Conselho da Justiça Federal. A [b]Folha[/b] não conseguiu ouvir os juízes Hamilton de Sá Dantas, Solange Salgado e Charles Moraes. O advogado de Ramos, Jonas Cruz, não respondeu ao recado no celular.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS