seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TRF3 realiza mutirão de conciliação sobre contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal

As audiências serão realizadas no Fórum do Pedro Lessa, localizado na Avenida Paulista, nº 1682-12º andar, das 9h às 16h30, de 9 a 13 de março.

Começa na próxima segunda-feira (9/3) mais um mutirão de conciliação de processos relativos ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que tramitam na 2ª Instância da Justiça Federal de São Paulo. Durante a semana, cinco juízes federais se reunirão com mutuários e representantes da Caixa Econômica Federal para analisar 196 processos.
As audiências serão realizadas no Fórum do Pedro Lessa, localizado na Avenida Paulista, nº 1682-12º andar, das 9h às 16h30, de 9 a 13 de março. Estão designadas 154 audiências em que é a primeira vez que o mutuário comparece ao Judiciário para conciliação e 42 de processos em que já houve uma tentativa e a audiência, a pedido das partes, foi redesignada.
Os juízes federais Daldice Maria Santana de Almeida, Carla Cristina de Oliveira Meira, Lin Pei Jeng, Katia Herminia, Martins Lazarano Roncada e Luís Gustavo Bregalda Neves irão presidir as audiências.
O mutirão é organizado pelo Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, criado pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, e coordenado pelo desembargador federal Antônio Cedenho. No ano de 2008, 12 mil processos passaram pelo Gabinete. A média de acordo chegou a 46%.
A maior parte dos processos do SFH são relacionados a contratos celebrados a partir dos anos 90 que pegaram os expurgos dos planos Collor e Verão, entre outros. São contratos que estão desequilibrados e que o saldo devedor é muito acima do valor do imóvel.
Não há formalidades para requerer a inclusão do processo na conciliação. Para participar de uma audiência, o mutuário que tem processo em 2ª Instância pode entrar na Justiça via advogado ou pode entrar em contato com o Gabinete de Conciliação do TRF3 pelo e-mail conciliar@trf3.jus.br.
Os mutirões de conciliação acontecem todos os meses no TRF3, em duas semanas distintas: uma para processos de 1ª Instância, e outra para processos em grau de recurso.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS