seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TJ de São Paulo tem prazo para regularizar inspeções na Penitenciária I de Guareí

O Tribunal de Justiça de São Paulo deve apresentar ao Conselho Nacional de Justiça um plano de ação que sane as irregularidades na Penitenciária I de Guareí, em São Paulo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo deve apresentar ao Conselho Nacional de Justiça um plano de ação que sane as irregularidades na Penitenciária I de Guareí, em São Paulo. A denúncia, apresentada nesta semana, foi feita por 871 presos, no Pedido de Providências 2007.10.00.001526-0. Eles alegam inexistência de inspeção pelo juiz de execução criminal e a conseqüente perda de direitos como redução da pena e programas de reinserção social do preso. Situação que foi confirmada pelo relator, conselheiro Paulo Lôbo: “os reeducandos da Penitenciária I de Guareí/SP estão há mais de dois anos sem receber visita de qualquer autoridade judicial responsável pela inspeção do sistema penitenciário local e pela regularidade das execuções criminais”.

As visitas deveriam ser mensais, conforme prevê a Lei nº 7.210/84 e a Resolução 47 do CNJ. A corregedoria do TJ Paulista informou que foi realizada uma única visita em 2006. E que, segundo o magistrado responsável, foi interrompida pelo alarme de possível motim local. Além do plano, o plenário do Conselho decidiu pela apuração de responsabilidade dos juízes.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça absolve empresário de crime tributário por ausência de dolo
Pendência de trânsito em julgado impede detração de pena, decide TJ-SP
Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ