seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Portaria do Ministério da Fazenda agiliza processo trabalhista

Portaria dispensa manifestação de Procurador e agiliza processo

Editada pelo Ministro Guido Mantega em 01 de dezembro de 2008, a Portaria 283 do Ministério da Fazenda, permite maior celeridade do processo trabalhista ao dispensar a manifestação da Procuradoria-Geral Federal nas ações com recolhimento da contribuição previdenciária abaixo do piso fixado pela norma. A dispensa não isenta a execução ex-offício dos valores.

 

A Portaria foi prolatada após requerimento do Presidente do TRT-SP, Desembargador Decio S. Daidone, para a elevação do limite anteriormente fixado.

 

A dispensa ocorre quando o valor do acordo, na fase de conhecimento, e o total das parcelas que integram o salário de contribuição, segundo a sentença de liquidação, forem inferiores ao teto de contribuição.

 

Atualmente este teto é de R$3.038,99 (Portaria Interministerial MPS/MF Nº 77, de 11 de março de 2008 – DOU de 12/03/2008).

 

A Portaria não isenta a execução ex-officio das contribuições sociais, tendo como objetivo, segundo o Advogado-Geral da União, Dr. José Antônio Dias Toffoli, “possibilitar tratamento diferenciado para os créditos de maior repercussão econômica e, por outro lado, colaborar com a celeridade da Justiça do Trabalho por meio da redução da quantidade de intimações aos Procuradores Federais e do número de recurso interpostos pela União”.

 

Citando a Semana da Conciliação como exemplo, o Procurador-Geral Federal, Dr. Marcelo de Siqueira Freitas, informou que o Órgão deixou de se manifestar em cerca de 4.000 processos durante o evento realizado entre 01 a 05 de dezembro, permitindo maior agilidade do processo.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS