seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

AGU garante na Justiça a devolução de terreno ocupado pela casa de shows Canecão à UFRJ

Em maio deste ano o Canecão foi fechado através de decisão da 3ª Vara Federal, mas conseguiu sua reabertura através de liminar.

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu a reintegração de posse do espaço ocupado pela casa de shows Canecão, localizada em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Representando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, procuradores da Procuradoria Regional Federal da 2ª Região (PRF2) em diligência com a coordenadora do Campus da Praia Vermelha, Márcia Lúcia Afonso e três oficiais de justiça retomaram a posse do imóvel nesta quarta- feira (20), quando terminou o prazo de 60 dias dado pela Justiça para a desocupação da área.
A PRF2 também garantiu a reintegração do espaço ocupado pelo Bingo, através de mandado de reintegração de posse expedido pela 18ª vara federal. A ordem de desocupação foi expedida contra Amauta – Administradora de Serviços LTDA, antiga prestadora de serviços da Associação dos Servidores Civis do Brasil (ASBC).
Batalha
Em maio deste ano o Canecão foi fechado através de decisão da 3ª Vara Federal, mas conseguiu sua reabertura através de liminar.
Em agosto, reconhecendo a nulidade do contrato de ocupação celebrado entre a UFRJ e o Canecão, a juíza da 14ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que a casa de shows devolvesse o terreno em 60 dias a contar da data de recebimento da intimação sob pena de desocupação forçada.
O Canecão recorreu mais uma vez, mas os procuradores da Coordenação de Matéria Finalística da PRF2 conseguiram junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF2) que o recurso fosse apreciado independente do cumprimento da sentença. Isto significa que desde então era necessário o cumprimento da decisão quanto à devolução do terreno à Universidade.
O Canecão foi intimado para cumprimento do julgado em 20 de julho de 2010. Com o fim deste prazo, nesta quarta-feira (20) a batalha judicial para reintegração de posse do terreno entre a UFRJ e o Canecão, que durou 40 anos, chegou ao fim.
O terreno de 36 mil metros quadrados onde está instalada a casa de espetáculos foi doado pela União à UFRJ em 1967. A área será utilizada pela Universidade para a criação de um espaço cultural.
A PRF2 é uma unidade da PGF, órgão da AGU
Ref.: Reintegração de Posse (Bingo Botafogo) nº 890018412-1 – Seção Judiciária do Rio de Janeiro
Adélia Duarte/Rafael Braga

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS