seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Ministro nega pedido de habeas corpus a acusado de crime financeiro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar em habeas corpus (HC 97722) a acusado de crime contra o sistema financeiro, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar em habeas corpus (HC 97722) a acusado de crime contra o sistema financeiro, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O réu foi preso preventivamente em janeiro de 2008.
No HC, a defesa questiona decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou pedido idênticoe a alega excesso de prazo da prisão cautelar.
Em parecer, o Ministério Público Federal opinou pela concessão do habeas corpus, mas o STJ negou o pedido, por entender que a prisão preventiva era necessária para garantir a instrução criminal, em virtude de o réu, de nacionalidade estrangeira, não possuir residência fixa no território nacional, tendo no período dos fatos alternado entre São Paulo, Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu.
O STJ justificou a demora no término da instrução pela “complexidade do feito, por se tratar de crime de autoria coletiva (8 pessoas), além da quantidade de diligências requeridas”.
Celso de Mello manteve o entendimento do STJ e indeferiu o pedido de liminar. O STF ainda vai analisar o mérito da reclamação, após receber informações da Procuradoria Geral da República.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Juiz de São Paulo será investigado por descumprir ordem do STJ
STJ admite voto de ministro que não viu sustentação oral presencial
Pescadora artesanal consegue auxílio seguro-defeso não concedido pelo INSS